ISOCELL GN1: a focagem na fotografia nunca mais será a mesma!

A Samsung anunciou um novo sensor de imagem de 50 megapixéis chamado ISOCELL GN1 e que se destaca de todos os outros. Na prática é o primeiro a integrar, em simultâneo, as tecnologias Dual Pixel e Tetracell. Mas será realmente vantajoso? Sem dúvida que sim!

ISOCELL GN1: a focagem na fotografia nunca mais será a mesma!

O novo Samsung ISOCELL GN1 é um sensor de 1/1.31 polegadas que disponibiliza pixéis com a dimensão de 1.2μm. Possui ainda 100 milhões de agentes de deteção de fase para a focagem automática. Com as tecnologias Dual Pixel e Tetracell a Samsung quer dar prioridade às imagens de alta-resolução e à focagem ultra-rápida. Dois pontos muito importantes para quem tem smartphones.

O Tetracell garante a combinação de pixéis ao estilo 4 em 1. Já o ISOCELL Plus minimiza os problemas óticos e contribuiu para imagens mais detalhadas.

ISOCELL GN1

Está ainda presente algo chamado Smart-ISO que leva a uma redução de ruído e melhora o alcance dinâmico.

Outras funcionalidades dão conta de HDR em tempo real, estabilização de imagem baseada em giroscópio, gravação de 8K a 30fps e vídeo 1080p a 400fps sem focagem automática e 240fps com suporte para focagem automática.

Entretanto, o Samsung GN1 é capaz de produzir imagens com resolução de até 100MP, graças à tecnologia de pixel binning. Em termos mais técnicos, a Samsung diz que a tecnologia Dual Pixel coloca dois fotodiodos lado a lado dentro de um único pixel que pode receber luz de diferentes ângulos para detecção de fase. Com os pixéis ativos a trabalhar como agentes de focagem automática, o sensor pode detectar e focar-se num único objeto rapidamente, mesmo em condições de pouca luz.

Assim, este sensor parece ser o rival do Sony IMX689 de 48 megapixéis que está presente em vários smartphones, como o OnePlus 8 Pro e o OPPO Find X2 Pro. Resta saber se esta novidade da Samsung será utilizada nos próximos topos-de-gama Note ou nos smartphones dobráveis.

O ISOCELL GN1 da Samsung vai ser produzido em massa ainda este mês. Dito isto, esperamos que os smartphones equipados com este novo sensor estejam disponíveis no mercado a partir do segundo semestre deste ano.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também