iRobot Braava Jet m6: análise à super-esfregona que não vai largar!

Tenho experimentado alguns robôs de limpeza, desde os mais baratos aos mais caros e já encontrei de tudo. Desde os que não funcionam de todo, até aos que funcionam bem, passando por aqueles em que no início é tudo muito bonito, mas depois deixam de funcionar convenientemente. As melhores experiências que tive foram sempre com os Roomba. De facto, nunca me desiludiram. É na prática como ter o Ferrari dos robôs de limpeza. São resistentes, duráveis e a bateria continua a manter uma boa fiabilidade, mesmo depois de muitos meses de utilização. Para além disso são muito fáceis de usar. Aliás tenho um Roomba 976 que comprei há muitos meses e que nem sequer é dos mais recentes e faz um trabalho verdadeiramente fenomenal. Foi por isso que tive tanta vontade de experimentar a esfregona, Braava Jet m6.

iRobot Braava Jet m6: análise à super-esfregona que não vai largar

E se julga que foi um teste de poucos dias, está errado. Foi na realidade um teste bastante longo de muitos meses.

Braava Jet m6

Tenho de ser sincero. Inicialmente quis testar a Braava Jet m6 para ver como funcionava com o Roomba 976, mas na realidade nem foi a verdadeira questão. É que achava sinceramente que não fazia falta. Mas tinha, claro, de tirar a prova dos nove. O aspirador consigo perceber perfeitamente a utilidade. Agora uma esfregona? Achava eu que era too much. No entanto, umas semanas de utilização e rapidamente percebi que estava errado.

Como tenho um bebé em casa que neste momento começou a gatinhar, é mais importante do que nunca termos sempre o chão limpo. E isto nem sempre é uma tarefa fácil. Acumula-se pó, entorna-se líquidos, entre muitas outras coisas. Ora com o pouco tempo que sobra por cuidarmos dele e trabalharmos a Braava Jet m6 tornou-se na nossa melhor amiga.

Braava Jet m6

Sinceramente a Braava Jet m6 é fantástica e já vou explicar o porquê. Logo à partida ela limpa a seco e também lava o chão. Muito poderosa, consegue cobrir uma área enorme numa única sessão. Para além disso faz tudo muito bem porque mapeia toda a casa à medida que vai limpando. Quando este processo está concluído podemos mandá-la limpar onde for necessário. Para além disso e como referi acima integra-se com outros Roombas. Deste modo, pode limpar em sequência. Ou seja, o meu 976 aspira e a Braava Jet m6 esfrega.

Esta aposta da Roomba é bastante compacta. É verdade que existem modelos de menor dimensão. Mas também queremos algo robusto e que tenha capacidade para limpar bem.

Entretanto temos uma câmara e um sensor na parte superior para a navegação, e uma espécie de disco central. É a tampa que cobre o depósito de água. A isto juntam-se os botões Home, para regressar à base e os de limpeza.

Braava Jet m6

Na parte frontal está uma saída de água de elevada precisão que molha o chão para depois passar a esfregona.

Braava Jet m6

Entretanto este equipamento chega com a doca de carregamento, diversos panos para seco e molhado e ainda temos direito a uma pequena garrafa de detergente. Neste caso, poderia ser um pouco maior, uma vez que acaba depressa e existe sempre a tentação de colocar um qualquer. No entanto, isto não é aconselhável. Nem é apenas o facto de poder entupir a Braava Jet. É que não é fácil calibrar a quantidade de detergente vs quantidade de água.

Configurar o Braava Jet m6

Configurar e começar a utilizar a Braava Jet m6 foi algo bastante simples. Até porque já estava habituado ao meu outro robô. No entanto, mesmo que não tivesse, seria algo extremamente fácil. Ligamos a doca a uma tomada e colocamos lá o robô para carregar. Esta doca ao contrário da doca dos aspiradores possui uma base que impede que águas residuais fiquem em contacto com o robô e o possam estragar.

Braava Jet m6

Entretanto com este processo concluído, só temos de descarregar e instalar a app iRobot. Posto isto, quando adicionamos a Braava Jet m6 a partir da lista de produto, a app solicita-nos a ligação à rede Wi-Fi.

Como referi, quem já utilizou um Roomba vai conseguir fazer isto sem dificuldade nenhuma. Quem nunca usou também, uma vez que a interface da app é bastante intuitiva.

Com tudo configurado só temos de recorrer à aplicação para dar início ao processo de limpeza.

A aplicação

A App dá-nos um acesso fácil a todos os equipamentos da iRobot que temos em casa. No meu caso tenho dois e assim consigo-os ver na app em dois separadores diferentes. Um destinado ao 976 e outro à BRAVVA JET.

Braava Jet m6

Nesta aplicação podemos ver logo o estado da bateria, definir tarefas como favoritas e até programar conjuntos de ações. Assim podemos configurar o Roomba para aspirar e depois a Bravva Jet entra em ação no modo esfregona.

Entretanto temos também a possibilidade de agendar tarefas, consultar histórico, aceder a mensagens e muito mais.

Aproveitando o hype dos assistentes pessoais é possível integrar estes equipamentos da iRobot com o assistente da Google, Alexa da Amazon, IFTTT e muitos outros. Quando o tivermos feito podemos usar os comandos de voz através do smartphone ou de uma coluna inteligente que tenhamos em casa para ativarmos os robôs.

Braava Jet m6

Para dar início ao processo de limpeza, basta colocar um dos panos na parte inferior e iniciar o serviço.

A limpeza

No modo esfregona, a Braava Jet m6 lança água alguns centímetros à sua frente. Depois anda para a frente e para trás de modo a limpar essa área com alguma eficiência. A seguir volta a fazê-lo. Sempre assim até a limpeza dessa área estar concluída. Logo da primeira vez e ainda sem ter mapeado todo o espaço, a Braava Jet m6 fez um excelente trabalho.

Braava Jet m6

Na aplicação é ainda possível personalizar os modos da esfregona. Logo à partida temos o normal que tenta arranjar um equilibro entre autonomia e maior cobertura. Este é o melhor para as tarefas de manutenção. Depois temos um modo mais profundo que reduz a área coberta para lidar com uma maior sujidade. Temos também um modo que pretende limpar a maior área possível gastando menos energia. Em qualquer dos modos, é possível ajustar a quantidade de água que a Braava Jet liberta.

Se tem uma casa com boas dimensões, talvez seja boa ideia mapear toda a casa e dividir por quartos. Atualmente utilizo este robô apenas para lavar a sala e a cozinha. No entanto, dependendo do tipo de chão que tem, pode querer usá-lo nos quartos.

Braava Jet m6

Entretanto é também possível definir barreiras virtuais.

Uma coisa tenho de dizer. Seja qual for o tipo de sujidade, este robô é uma verdadeira máquina.

Vale a pena pagar tanto?

Vamos agora falar num assunto delicado. O preço. Muitas pessoas podem pensar. Mas por que carga de água (analogia com a esfregona) vou dar tanto dinheiro por este robô quando há outros da concorrência que fazem o mesmo. Por uma razão simples. Não fazem o mesmo.

Braava Jet m6

Sinceramente olho para os robôs da iRobot como um investimento. Podemos pagar mais no início, mas temos algo que dura, tem o mínimo de avarias e funciona realmente bem. Assim não vamos ter de comprar outro tão cedo. Já tive experiências com modelos concorrentes para esquecer. É caso para dizer que o barato sai caro!

O preço de venda recomendado é de 699 Euros. Vi no site da Roomba. Mas aqui importa estar atento às promoções. A Worten costuma fazer imensas. Aliás quando comprei lá o meu Roomba 976 consegui com um desconto quase de 300 Euros. A Bravaa Jet M6 lá está a 499 Euros. Seja como for é uma excelente prenda de Natal!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também