IPTV Grátis em Portugal: Tem aqui algumas listas!

Como estamos fartos de dizer, o IPTV, apesar de estar quase sempre associado à pirataria, não significa imediatamente que esteja a fazer algo de ilegal. De forma muito resumida, IPTV significa apenas e só ‘TV pela Internet’, ou melhor, TV pelo Protocolo de Internet.

Aliás, se tiver a app RTP Play, MEO Go, ou NOS TV no seu smartphone, já está a usufruir de maneiras legais de ter e ver IPTV em Portugal no dia-a-dia, sem ter de utilizar a TV da sua sala, ou uma qualquer box de uma operadora.

Este é um tema que volta a ganhar importância em Portugal, especialmente agora que a DIGI chegou à região com um pacote de fibra ótica 1Gbps, porém, sem serviço de TV. Por isso, pode fazer todo o sentido optar pelo serviço de fibra, e depois instalar um qualquer leitor de listas IPTV, de forma a continuar a usufruir de um serviço de TV normal, simples, e claro, 100% legal.

Curiosamente, com este tipo de estratégia, até acesso a canais que não existem no serviço da DIGI. O que é realmente muito interessante!

Porém, como já deve ter percebido, em Portugal não é fácil arranjar uma boa lista, com muitos canais, de forma gratuita… Mas elas existem. Por isso, fique atento às próximas linhas.

IPTV Grátis em Portugal: Tem aqui algumas listas!

IPTV

Portanto, apesar de poucas, existem algumas listas com qualidade, em Portugal, com canais falados em Português, disponíveis de forma completamente gratuita. Vamos passar a explicar como tudo funciona.

Listas IPTV! O que são? Como funcionam?

A IPTV funciona por meio de listas. Essas listas são como “caixas” de canais que estão liberados para que você possa fazer uso e ter acesso. Essas listas são sempre atualizadas e oferecem todo o tipo de programação.

Entretanto, sabe como funciona uma lista de IPTV em Portugal ou noutra parte do mundo? É um ficheiro que tem de ser lido por um outro programa, que como o nome indica, é uma lista de canais que pode posteriormente aceder. Estas listas são atualizadas de forma frequente, e oferecem todo o tipo de programação.

Assim, para as utilizar, tem de utilizar uma app como as que pode ver em baixo: (Alguns canais estão indisponíveis fora de Portugal. Tem de usar um VPN, para mudar o seu IP. Pode usar a UrbanVPN, que é gratuita, e tem servidores em Portugal.)

Listas (Alguns canais não vão abrir! Já não é tão fácil arranjar listas de canais IPTV com todos os canais, mesmo que não exista nada de ilegal nas mesmas.)

M3UPT (Atualizada)

  • M3U: https://m3upt.com/iptv
  • EPG: https://m3upt.com/epg

Lista de canais PT:

  • RTP 1
  • RTP 2
  • SIC
  • TVI
  • RTP 3
  • SIC Notícias
  • CNN Portugal
  • Euronews PT
  • ARTV
  • RTP Memória
  • RTP Açores
  • RTP Madeira
  • RTP África
  • RTP Internacional
  • TVI Internacional
  • Porto Canal

Também é possível ter acesso a alguns canais Internacionais como a Euronews, RT, CGTN, etc… Bem como algumas estações de rádio online.

LITUATUI (Alternativa)

  • https://github.com/LITUATUI/M3UPT

myIPTVChannels (PT) (Antiga) Alguns canais podem funcionar

  • Lista – http://git.io/vZohP

Guias

As desvantagens do serviço

Portanto, vamos por partes!

1. Proveniência do Serviço!

Antes de mais nada, é preciso saber onde é que estamos a ir buscar o sinal, e se a lista de canais a que temos acesso tem ou não tem canais Pirateados. Este é um tema cada vez mais em voga, porque a caça aos piratas está a aumentar de nível na Europa. Aliás, se no passado os riscos eram pouco significativos porque as autoridades estavam mais preocupadas com quem vendia, o paradigma está a mudar com multas e penas de prisão para quem também consome.

Em suma, muitos serviços de IPTV não autorizados transmitem canais e conteúdos sem a devida autorização, o que pode resultar em problemas legais para os utilizadores.

Há que ter cuidado!

2. Qualidade de Imagem e de Som. Quebras no serviço

Enquanto tudo é fácil e tudo aparece em HD na sua TV. Passar por um destes serviços também resulta quase sempre numa entrada do mundo em que a consistência pura e simplesmente não existe.

Aliás, isto resulta num outro problema. Se por alguma razão o serviço tiver má qualidade, vai reclamar com quem? Com o serviço de Apoio ao Cliente? Não há!

Isto também levanta o assunto de dificuldades de configuração. Existem vários guias na Internet para os mais variados serviços. Mas… É você que tem de andar para a frente. Ninguém vai fazer a configuração por si.

3. Qualidade da Internet acima da média!

Vai precisar de uma ligação rápida, e talvez mais importante que isto, estável. Caso contrário, vai ver o conteúdo com atraso, e com quebras.

4. Riscos de segurança

É preciso ter cuidado com a proveniência do sinal, porque o uso de um serviço não autorizado pode trazer problemas de segurança, como o malware, ou até o roubo de informações pessoais e bancárias.

5. Custos

Com o paradigma a mudar, estão a aparecer vários serviços que obrigam ao pagamento de uma subscrição, ou à compra de hardware especializado.

6. Lista de Canais muda frequentemente. Funcionalidades limitadas!

Além da configuração, pode acontecer ter acesso a uma lista limitada, com canais que não funcionam, ou que pura e simplesmente desapareceram. Pode tornar-se complicado acompanhar as suas séries favoritas.

Além disto, perde também acesso a algumas funcionalidades avançadas como é a pausa, e gravação de conteúdo.

Em suma, nem tudo é um mar de rosas no mundo IPTV, especialmente no mundo do IPTV Pirata. Pese os prós e os contras, e só aí é que deve tomar uma decisão.

Utiliza IPTV em Portugal? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também