O combate contra a pirataria na forma de IPTV e Streaming está cada vez mais intenso e até já envolve emissoras e outras organizações de peso como a MPA, que é como quem diz, a Motion Picture Association que querem as regras na Europa mais apertadas. No entanto, o problema é que tudo isto se pode dever ao facto de este combate não estar a ser feito da forma certa. Afinal de contas tudo se tem baseado em perseguição e ameaças. Um novo estudo mostra exatamente o oposto. De facto há uma medida (ou se quiser duas) que podem ser o grande segredo para o fim da pirataria!
IPTV e Streaming: este é o grande segredo para o fim da pirataria!
Já foram feitas diversas campanhas contra a pirataria. Algumas mais eficazes do que outras. No entanto alguma coisa parece sempre falhar. Isto porque a maioria delas se baseia em fatores negativos ou ameaças. Se por um lado, alguns anúncios referem as multas, outros falam nos vírus e em tudo o que pode implicar em termos de ameaças informáticas o acesso a conteúdos premium de forma ilegal. O que ainda ninguém tentou é exatamente o que propõe um estudo da “Universidad Autónoma de Madrid“.
Em vez de se concentrarem nos aspectos negativos, os investigadores argumentam que uma abordagem mais positiva, que incentive as pessoas a não piratear e, ao mesmo tempo, reconheça a lealdade, pode melhorar as relações com os clientes, torná-los mais felizes e até mesmo levar a uma maior rentabilidade.
Algumas plataformas oferecem melhores preços em troca de um compromisso de subscrição de um ano. No entanto os descontos escalonados baseados na fidelidade dos subscritores são muito menos comuns. Os investigadores afirmam que não existe praticamente nenhuma investigação pública sobre a sua eficácia. Este estudo resolve essa lacuna.
Através de um inquérito a nível nacional em Espanha, os investigadores pediram a 883 indivíduos que subscrevem plataformas de streaming e recorrem a sites ilegais que comunicassem a sua intenção de subscrever uma nova plataforma hipotética (“Flixio”) construída pelos investigadores.
O estudo tinha dois objetivos:
– Identificar as condições em que a intenção de subscrever uma plataforma é reforçada por quatro tipos de incentivos (publicidade diferenciada/descontos de fidelidade e mensagens antipirataria pró-sociais/ameaçadoras)
– Explorar em que medida cada tipo de incentivo e a avaliação do conteúdo da plataforma contribuem comparativamente para aumentar a intenção de subscrição
O estudo concluiu que, ao oferecer descontos escalonados em troca de exposição publicitária e ao reconhecer e recompensar a lealdade com descontos apoiados por mensagens antipirataria pró-sociais, as plataformas de streaming podem melhorar as relações com os consumidores e aumentar o negócio.
Em muitos aspectos, as conclusões do estudo resumem-se ao senso comum. Quando as empresas satisfazem ou excedem as expectativas dos assinantes, os clientes tendem a ficar satisfeitos. Por sua vez isso contribui positivamente para a lealdade. Quando as expectativas não são satisfeitas, o oposto é verdadeiro e nenhuma quantidade de ameaças conseguirá alterar esse facto ou reparar qualquer vestígio de lealdade deixado para trás.
Talvez seja por isso que o modelo de ameaça nunca desaparece. Envenena uma geração de consumidores e, quando se desvanece, as pessoas ficam sem ideias inovadoras contra a pirataria. Depois, o ciclo recomeça, com ameaças que se tornam mais exageradas à medida que os anos passam, com os mesmos resultados previsíveis.
Ou seja, darem melhores preços e recompensar a lealdade é a grande resposta para acabarem com a pirataria. A caça às bruxas nunca vai levar a lado nenhum.
O estudo completo está disponível aqui.