iPhone vai ter uma IA “fraca” porque não tem memória

Durante muitos e longos anos, o iPhone sempre foi elogiado por ser extremamente eficiente no uso dos seus recursos computacionais face a tudo aquilo que as gigantes do mundo Android lançavam no mercado global.

Sim, é verdade que o iPhone sempre teve um processador similar, ou superior à concorrência. Mas, no lado da memória RAM, é inegável que o iPhone sempre esteve atrás, por vezes muito atrás, de todos os outros topo de gama do mercado. Isto é algo que nunca fez mossa… Até agora.

iPhone vai ter uma IA “fraca” porque não tem memória

iPhone mais fino

Portanto, caso não saiba, a Apple vai apostar em funcionalidades baseadas em IA com alguma complexidade no novo iOS 18. Porém, apenas os atuais iPhone 15 Pro e Pro Max, bem como os novos iPhone 16, vão ter acesso a essa nova tecnologia. Sabe porquê? Porque são os únicos aparelhos equipados com 8GB de memória RAM.

Ou seja, a Apple está a desenvolver LLMs para aparelhos com 8GB de memória RAM, porque os atuais Pro já têm essa quantidade de memória, e ao que tudo indica, toda a gama iPhone 16 vai também contar com 8GB de RAM “on-board”. Tudo o resto fica de fora.

Aliás, estas LLMs vão ser extremamente limitadas face à concorrência devido a estes mesmos 8GB de memória RAM, o que poderá afetar a progressão da Apple neste mercado até pelo menos Setembro de 2025, altura em que os novos iPhone 17 já deverão apostar em pelo menos 12GB de memória RAM.

Entretanto, no lado Android, os aparelhos topo de gama já normalizaram os 12GB de memória, e ao que tudo indica, a partir da próxima geração, o “mínimo” vai passar para 16GB. Isto pode significar uma grande diferença no desenvolvimento e implementação de funcionalidades IA entre os 2 ecossistemas.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Será que a Apple vai pagar agora pela falta de ambição? Ou a Inteligência Artificial não vai ter o impacto que muitos analistas pensam? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados