Apesar do grande foco na longevidade e suporte no lado do software que podemos ver hoje em dia no ecossistema Android, com algumas fabricantes a oferecerem uns incríveis 7 anos de atualizações de software. A verdade é que a grande campeã da longevidade no mundo mobile é a Apple.
Um iPhone durante 4, 5, por vezes até 6 anos nas mãos de um único utilizador. Aliás, o mercado de usados e recondicionados Apple funciona tão bem, porque é possível comprar um iPhone com 2 ou 3 anos, e usá-lo durante mais 2 ou 3 anos sem grandes problemas ou dificuldades.
Porém, apesar de esta ser uma das grandes vantagens da Apple no mundo mobile face à concorrência. Este é também um grande entrave para o crescimento da gigante Norte-Americana.
Afinal de contas, o produto mais importante da gama da Apple é o iPhone, e apesar de vendas muito saudáveis, a realidade é que iPhone não vende mais porque os utilizadores não precisam de trocar todos os anos, de 2 em 2 anos, ou sequer de 3 em 3 anos.
É exatamente por isto que a Inteligência Artificial é tão importante para a Apple. Ou achava que o facto de a Apple Inteligence ser exclusiva dos modelos mais recentes era só por “limitações de hardware”?
iPhone dura demasiado tempo. Daí a aposta em IA da Apple!
Sim, é verdade que os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro, bem como os futuros iPhone 16, estão mais bem preparados para o sistema baseada em Inteligência Artificial que a Apple está agora a preparar e a ultimar, para dar vida a toda uma nova geração de smartphones realmente inteligentes.
Porém, dá para sentir que foi planeado. Afinal de contas, a Samsung foi capaz de levar o seu Galaxy AI para diferentes gerações de aparelhos, na realidade até aos Galaxy S22 de 2022. Isto porque o sistema de computação algoritmica da “Sammy” está na nuvem e não nos próprios aparelhos.
Isto é algo que a Apple também poderia ter feito para garantir que levava um leque de funcionalides incrível para toda a sua gama iPhone ainda com suporte ao iOS 18. Mas… Digamos que dá jeito à Apple fazer esta diferenciação, para “obrigar” os consumidores a mudar de aparelho um pouco mais cedo.
O objetivo para uma empresa é sempre fazer dinheiro, e para isso, tem de vender muito e bem.
Assim, da mesma forma que o iPhone X foi um reset ao design do smartphone da Apple, para obrigar os utilizadores a dar o salto. Agora vamos ter um reset baseado em Inteligência Artificial para tentar algo de muito similar.
Se vai correr bem? Dependerá da implementação da tecnologia. Mas, ao que tudo indica, mesmo sem qualquer IA ainda no mercado, a Apple está a ter sucesso onde muitas outras fabricantes Android falharam.
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