Se tem um iPhone tem de ativar agora mesmo esta função!

Se não estiver a utilizar o Night Shift – uma funcionalidade do ecrã do iPhone introduzida pela Apple em março de 2016 com o lançamento do iOS 9.3 – está na altura de começar. Estudos demonstraram que, ao permitir que o Night Shift ajuste automaticamente as cores emitidas pelo seu iPhone, pode estar a proteger a sua visão e a melhorar a sua qualidade de sono. Isto significa que pode ter uma noite mais descansada e acordar com mais energia de manhã. Assim se tem um iPhone tem de ativar agora mesmo esta função!

Se tem um iPhone tem de ativar agora mesmo esta função!

Embora o Night Shift seja uma definição relativamente simples que demora apenas alguns instantes a ativar, a ciência por detrás do seu funcionamento é complexa e apresenta provas de que proporciona benefícios reais. Tudo se resume à luz azul (como a luz que tem uma temperatura fria no espetro visível) e aos ritmos circadianos que o nosso corpo segue há dezenas de milhares de anos. Tecnicamente, o Night Shift não reduz a quantidade de luz azul proveniente do ecrã do iPhone, mas filtra o ecrã com uma versão âmbar mais quente, mais adequada para os olhos após o pôr do sol.

iPhone SE (2020)

A funcionalidade é fácil de utilizar e está disponível no iPhone 5s ou posterior, nos iPads de 5ª geração ou posterior, no iPad Mini 2 ou posterior e até nas gerações finais do iPod Touch. Se tiver algum destes dispositivos, deve ativar o Night Shift o mais rapidamente possível. Eis o motivo.

O ritmo cicardiano

Os nossos ritmos circadianos são guiados por um relógio interno que nos diz quando é altura de dormir. Para a maioria das pessoas, os ritmos circadianos funcionam num ciclo de 24 horas que está intimamente ligado ao dia e à noite, o que faz sentido. A maioria das pessoas descansa à noite e gasta mais energia para ser mais ativa durante o dia. Para facilitar este processo, o nosso corpo tem estímulos biológicos que nos dizem quando é altura de dormir. No entanto, quando os neurónios do hipotálamo do cérebro se apercebem da luz, esta afecta a produção de melatonina pelo corpo. É uma hormona que nos deixa sonolentos e facilita o adormecimento.

Após a introdução da luz artificial no século XIX, o nosso corpo tem tido mais dificuldade em perceber quando o sol se põe. A luz azul mais fria emitida pelos LED e pelos ecrãs dos computadores imita a luz solar ainda mais do que o fogo e as luzes eléctricas mais quentes, perturbando ainda mais os nossos ritmos circadianos. Basicamente, se estiver a olhar para o ecrã do iPhone à noite, o seu cérebro pensa que está a olhar para a luz do sol. Assim diz ao seu corpo que ainda não é hora de dormir. Isto torna ainda mais difícil adormecer e ter um sono descansado. Além disso, estudos demonstraram que a luz azul pode aumentar a tensão ocular e piorar a nossa visão ao longo do tempo.

O Modo Noturno pode ajudar a reduzir os efeitos adversos da luz azul, ajudando a proteger a sua visão e a proporcionar-lhe uma melhor noite de sono.

O Dark Mode também pode ajudar. É por isso que tem de o ativar no seu iPhone o mais rapidamente possível.

Como ativar a funcionalidade Night Shift do iPhone

Night Shift é um nome muito inteligente para a funcionalidade, porque muda literalmente a temperatura da cor do ecrã do iPhone quando é de noite. Se ainda não o fez, pode configurá-lo para se ligar automaticamente após o pôr do sol e desligar-se de manhã. São necessários apenas alguns passos:

Abra as Definições no iPhone. Aceda a Ecrã e brilho.

iPhone ativar função

Prima Night Shift.

Night ShiftToque em Agendado.

A partir daqui, pode definir a hora a que pretende que se ligue e desligue. Deve definir a hora. Não muito depois do pôr do sol no local onde se encontra. Isto para que os seus olhos e corpo saibam que é noite. Defina a hora Para para quando espera estar acordado de manhã.

Também pode utilizar a barra deslizante neste menu para tornar o ecrã do Turno da noite mais ou menos quente. Quanto mais quente estiver, melhor para os seus olhos, embora possa achar que o Night Shift o torna demasiado quente para ver claramente ou ter outras razões para o tornar menos quente.

É tudo o que precisa de fazer para ativar automaticamente o modo Noite no seu telemóvel todas as noites. Pode repetir estes passos e reprogramar as horas de início e de fim se tiver uma alteração no seu padrão de sono. Como começar um novo emprego ou ir de férias.

De facto vale a pena ativar esta função no iPhone e utilizar o Night Shift.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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