Começa a ser inegável que a Apple tem de mudar a sua forma de fazer as coisas com o iPhone. O design está cansado, o leque de funcionalidades pouco ou nada muda de ano para ano, e na verdade, apesar de o preço continuar o mesmo, os consumidores começam a ficar fartos desta estratégia.
É um pouco por aqui que aparece o iPhone Air, um modelo que deverá aparecer na gama de aparelhos iPhone 17 de 2025. Porém, ao contrário daquilo que já foi dito, este modelo pode ter de fazer demasiados compromissos para fazer sentido dentro da gama de aparelhos onde se quer inserir.
iPhone 17 Air: Ser fino pode trazer problemas sérios!
Portanto, apesar de ainda não ser visível nas fabricantes mais populares do mundo dos smartphones, a realidade é que já é possível ter aparelhos extremamente finos, com boa performance e até com uma boa autonomia no lado da bateria.
Porém, ainda não é possível fazer isso sem compromissos que podem ou não ser demasiado pesados para o sucesso de um aparelho como o iPhone.
Sim, o iPhone 17 Air vai chegar ao mercado com muitas das mesmas capacidades e especificidades dos mais recentes smartphones da Apple. Porém, vai acabar por não ser muito mais poderoso face aos atuais iPhone 16 de 2024.
Afinal, além do facto de as grandes melhorias no lado da performance estarem reservadas para 2026 (iPhone 18), e não 2025 (iPhone 17). Altura essa em que a Apple já deverá conseguir dar o salto em pleno para os 2nm da TSMC. A verdade é que dentro de um smartphone super fino e compacto, não vai existir espaço para o mesmo sistema de refrigeração da restante gama de aparelhos de nova geração, e claro, as câmaras também vão ter de sofrer.
Aliás, basta olhar para o Magic V3 da HONOR, o dobrável mais leve e fino do mercado, que é um excelente aparelho, mas continua a ter de fazer alguns compromissos para chegar nestes moldes às prateleiras. (Exemplo: Capacidade de captura de imagem
A questão é… O iPhone 17 Air precisa de ser um topo de gama a sério?
Se formos mesmo muito honestos, o iPhone 17 Air é um teste de design e não de performance pura e dura. Por isso, não precisa de ser tão rápido quanto o iPhone 17 Pro e 17 Pro Max para ser incrivelmente rápido em quase tudo o que faço no iPhone.
Mas… Tem de chegar ao preço certo! Pagar preço de topo de gama para ter o mesmo nível de desempenho do ano passado não pode ser aceitável em 2025.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!