A Apple não impressionou ninguém com a nova geração 16 do iPhone. Sim, é verdade que estão mais poderosos, têm margens mais finas, têm baterias maiores, e até têm um botão para tirar fotografias como nunca tirou.
Mas… São francamente mais do mesmo! Além disso, significam muito provavelmente o final da linha para esta filosofia de design. É exatamente isto que as primeiras reviews afirmam, o que por sua vez tem de meter os consumidores a pensar.
Será que vale a pena comprar um iPhone 16, ou talvez faça mais sentido olhar para os iPhone 15 do ano passado, ou quem sabe, os iPhone 17 do futuro?
iPhone 15, 16 ou 17? O que comprar em 2024!?
Portanto, segundo as reviews que já chegaram à Internet, a experiência de utilização é basicamente a mesma face aquilo que os iPhone 15 andaram a oferecer ao longo do último ano. Isto é especialmente verdade nas versões Pro e Pro Max, que são basicamente um pouco maiores, e talvez com mais alguns pózinhos de bateria em cima.
Além disso, apesar dos muitos leaks e presença do botão de captura, a realidade é que as câmaras não melhoraram nada por aí além.
Por isso, tendo também em conta que o SoC continua a ser de 3nm, e a quantidade de memória RAM também é a mesma, a realidade é que o nível de performance geral é extremamente parecido à geração do ano passado.
Por isso, se estava interessado em mudar de smartphone e quer um iPhone, tem 3 caminhos:
- Comprar um iPhone 16 e pagar o preço “premium” de lançamento.
- Comprar um iPhone 15 Pro ou Pro Max a um preço significativamente mais baixo, e ficar com todo o leque de funcionalidades do ecossistema Apple.
- Esperar pela gama iPhone 17, que já deverá algumas novidades como:
-
- iPhone Air – Novo modelo com um Design arrojado e inovador
- 10 ou 12GB de memória RAM nos modelos Pro e Pro Max
- Câmaras melhoradas
Em suma, no fundo, se precisa mesmo de comprar um iPhone agora, compre um iPhone 15 Pro ou Pro Max e esqueça a nova geração. São praticamente iguais e estão agora muito mais baratos.
- (Mas não compre um iPhone 15 ou iPhone 15 Plus, porque estão fora da IA da Apple).
Caso contrário, se pode esperar 1 ano, aguente a sua carteira até 2025. A gama iPhone 17 pode mudar o jogo, nem que seja só um bocadinho.