Enquanto toda a gente esperava que os modelos “Pro” da Apple continuassem a ser os campeões de vendas, algo que é habtiaul, a realidade bateu à porta com força, e de forma muito curiosa, desta vez, com uma chapada forte para o iPhone 16 Pro.
Afinal, segundo os dados da CIRP (Consumer Intelligence Research Partners), o primeiro trimestre de 2025 foi tudo menos brilhante para o modelo que devia estar a dominar.
Surpresa: o iPhone 16 Pro já não reina. Quem roubou o trono foi o base!
Parece estranho, mas não é! O iPhone 16 “normal” nunca esteve tão perto das versões Pro, e como tal, quem normalmente daria o salto para a versão Pro mais barata, decidiu evitar esse gasto de dinheiro extra. Os dados são claros:
- iPhone 16 Pro + Pro Max juntos: 38% das vendas totais de iPhone
- No ano passado, o iPhone 15 Pro + Pro Max representavam 45%(!)
- O iPhone 16 base cresceu para 20% de quota de mercado, vindo dos 14% do iPhone 15 da geração passada.
Curiosamente, o verdadeiro culpado desta queda foi o iPhone 16 Pro (o Pro mais “pequeno”). Afinal de contas, o Pro Max manteve-se mais ou menos estável, mas o modelo mais compacto perdeu força:
- iPhone 15 Pro: 22% das vendas no Q1 de 2024
- iPhone 16 Pro: apenas 17% no Q1 deste ano
O que correu mal? Ou… o que correu bem?
Isto não quer dizer que a Apple tenha feito asneira. Pelo contrário. A marca fez uma jogada arriscada, o que por sua vez aproximou mais o modelo base e plus dos modelos Pro. Além disso, lançou um 16e que também foi um sucesso estrondoso de mercado em várias regiões do globo.
Pode parecer estranho, mas é uma consequência calculada. No fundo, é a Apple que continua a vender. Não perdeu clientes para a Samsung ou Xiaomi… Perdeu para si própria.
E agora? Agora temos outro problema no “Ar”!
Tudo aponta para que o próximo modelo a dar que falar seja o iPhone 17 Air, que promete mexer novamente com as escolhas dos consumidores. Vamos ver se a linha Pro recupera ou se continua a perder terreno para os modelos “mais normais”, mas com hardware cada vez mais apelativo.