A Apple revelou oficialmente o iOS 26 durante a WWDC, e apesar do iPhone 11 ainda estar na lista de equipamentos suportados, isso não quer dizer que vais ter acesso a todas as novidades.
Sim, é de louvar os anos de suporte que a Apple oferece a muitos dos seus aparelhos. Mas, no caso do iPhone 11, este aparelho vai receber uma versão muito cortada do novo sistema.
Sim, vai ter o novo design “Liquid Glass”, sim, mas até isso não vai brilhar tanto como nos iPhones mais recentes.
iPhone 11 vai receber o iOS 26… mas com limitações! São estas:
1. Visual Intelligence melhorada
Só para o iPhone 15 Pro e superiores. É a funcionalidade que permite identificar, pesquisar ou interagir com elementos no ecrã usando IA. No iPhone 11? Esquece.
2. Tradução em tempo real
Live Translation, com legendas em direto nas chamadas FaceTime ou transcrição de chamadas, também é exclusivo para os modelos Pro mais recentes. O iPhone 11 não entra nesta festa.
3. Atalhos com IA
Nada de AI Shortcuts no iPhone 11. A criação de atalhos inteligentes baseados em contexto e preferências do utilizador está reservada para quem tem um 15 Pro ou mais recente.
4. Genmoji com melhorias
A ideia de misturares emojis, descrições e gerares imagens com o Genmoji atualizado parece divertida, mas não vais ter acesso a isso no iPhone 11.
5. Image Playground com ChatGPT
Sim, a Apple está a integrar sugestões de estilos visuais com base no ChatGPT para gerar imagens via Image Playground. Mas, claro, só para quem tem hardware mais recente.
6. Funções avançadas na app Mensagens
Vais ter acesso a novas opções como fundos personalizados e sondagens. Mas os recursos com sugestões baseadas em conversa e geração de imagens automáticas? Esses são exclusivos do iPhone 15 Pro em diante.
7. Tracking de encomendas no Apple Wallet
Outra funcionalidade com toque de IA: extrair automaticamente dados de tracking dos teus e-mails e apresentar tudo na app Wallet. Não vai chegar ao iPhone 11.
8. Fotos com efeito 3D (Spatial Scenes)
Mesmo que tenhas uma boa câmara, o iPhone 11 não vai ter acesso ao novo efeito fotográfico 3D que permite criar cenas espaciais. Só entra quem tem iPhone 12 ou mais recente.
Conclusão
O iPhone 11 ainda aguenta mais uma grande atualização, o que é ótimo para quem ainda anda com este aparelho no bolso. Porém, a realidade é que tem os dias contados como um smartphone que vale de facto a pena andar no seu bolso.
É por isso que está a receber a versão “lite” do iOS 26. A Apple não vai cortar totalmente o suporte, mas também não quer dar as funcionalidades mais apelativas a um modelo com cinco anos.