A Samsung está neste momento a preparar o terreno para o lançamento dos seus novos dobráveis Galaxy Z, onde o Fold 7 parece ganhar figura de destaque por apostar naquilo que realmente interessa neste mundo. O seu peso, a sua espessura, e claro, o seu nível de performance.
Agora há novidades importantes sobre a câmara, que promete ser um verdadeiro cérebro com IA incorporada, capaz de perceber o que estás a ver e agir em conformidade.
Samsung quer câmara (mais) inteligente no seu dobrável mais fino
É curioso, mas enquanto a Google aproveitou a semana da WWDC da Apple para mostrar novidades no Android 16. A Samsung focou-se no hardware e começou a soltar pistas ainda antes do evento da concorrência.
O destaque vai para o Fold 7, que vai herdar o design ultrafino do Fold SE lançado no final de 2024 na Coreia e na China. Mas, parece que não é só o corpo que ficou mais elegante, a inteligência também aumentou.
Uma câmara que “percebe” o que estás a ver?
Segundo o novo comunicado da Samsung, o Fold 7 vai contar com uma câmara com muita ajuda IA, que por sua vez foi pensada para ir muito além das simples fotos.
Sim, ter ajuda da IA já não é uma grande novidade nos dias que correm. Mas, a ideia passa por que o smartphone entenda o que estás a ver através da lente e te dê respostas em tempo real. Queres saber o nome de um monumento, traduzir um cartaz ou descobrir mais sobre um restaurante que acabaste de ver? Basta apontar a câmara.
Este tipo de funcionalidade já existe em apps como o Google Lens, mas a Samsung quer integrá-la diretamente na app da câmara, sem necessidade de abrir outras aplicações ou menus. Basta apontar.
O poder do formato dobrável é uma coisa a sério?
A Samsung quer tirar partido da natureza única do Fold 7.
Ou seja, quer que abras o telemóvel para que de um lado tenhas a câmara ativa e, do outro, o Galaxy AI a sugerir ações, a traduzir texto ou a marcar algo no calendário. Tudo numa experiência fluída e dinâmica, aproveitando o espaço extra do ecrã dobrável.
Apesar de ainda não ter mostrado o design completo… A gigante sul-coreana já confirmou que o Galaxy Z Fold 7 será o mais fino e leve da gama até hoje. Uma afirmação importate, visto que várias rivais da Samsung já ultrapassaram a líder de mercado neste aspeto.
Agora é esperar para ver se a Samsung cumpre, visto que os dobráveis do ano passado foram uma leve desilusão no grande esquema das coisas.