Embora a Apple dependa fortemente de terceiros, especialmente ao nível de hardware, a empresa continua a desenvolver as suas próprias soluções para limitar a sua dependência dos mesmos. Por exemplo, deixou de disponibilizar o Google Maps por defeito depois de lançar o seu serviço de navegação nativo no iOS. Da mesma forma, abandonou a Intel quando preparou os processadores da série M para os seus Macs. Para diminuir ainda mais a sua dependência da Qualcomm e da Broadcom, a Apple está agora a avançar com os seus planos para adotar os seus próprios chips de rede. Os iPads de 2025 poderão ser os primeiros a incluir os seus chips Wi-Fi. Já o iPhone SE 4 poderá integrar de forma semelhante um chip 5G fabricado pela Apple.
Esta é a primeira grande mudança nos iPads de 2025!
De acordo com o Digitimes, a Apple poderá começar a utilizar os seus próprios chips Wi-Fi nos iPads de 2025. Em alternativa, a empresa poderia reservar a mudança para a série iPhone 18 de 2026. Embora nenhum iPhone de 2025 provavelmente tenha um chip Wi-Fi da Apple, a empresa quer colocar os seus chips 5G no iPhone SE 4. Isto seguido pelos modelos do iPhone 17. Isso é possivelmente para evitar a introdução simultânea de dois chips de rede internos (Wi-Fi e 5G) no mesmo dispositivo.
Embora o chip 5G da Apple provavelmente esteja pronto no início de 2025, a empresa ainda está a lutar para integrar a tecnologia mmWave. Portanto, até superar os desafios associados, a Apple pode continuar a precisar da ajuda da Qualcomm. Ainda não se sabe se o fabricante do iPhone vai descobrir isso antes que o acordo das duas empresas expire em 2027.
Seja como for é uma boa ideia a Apple apostar nos seus próprios chips e reduzir a dependência de terceiros. Até por questões de segurança. Resta-nos saber se este plano se concretiza realmente até à data prevista.