Por muito poderoso que seja o hardware de um determinado aparelho, a realidade é que, muitas vezes, o fator limitador não está no hardware… Está sim no software! Os novos iPad Pro são o mais recente exemplo desta forma de fazer as coisas.
São incríveis, são mais rápidos, são mais bonitos, porém, são também extremamente caros, especialmente em regiões como Portugal. Um preço que faz pouco sentido, quando temos em conta que o hardware está severamente limitado pelo Sistema Operativo, neste caso pelo iPadOS.
iPad Pro promete imenso, mas está (muito) limitado!
Portanto, num mundo perfeito, um tablet Pro ou Ultra, deveria servir como um substituto perfeito a um portátil. Pode não oferecer todas as capacidades de um portátil, porém, tem de ser capaz de o substituir sem problemas.
- Aliás, foi exatamente nesta linha de pensamento que toda a gama iPad deixou de usar o iOS como base, para dar o salto para o iPadOS.
Porém, em termos de funcionalidade e flexibilidade, a realidade é que o iPadOS ainda está muito longe daquilo que o macOS oferece. Por isso, logo na sua base de existência, o iPad Pro, é um aparelho que não faz muito sentido para o preço que custa.
Sim, os novos iPad Pro chegam ao mercado com ecrãs OLED de grandes dimensões, excelentes baterias, uma espessura muito difícil de acreditar, bem como processadores incrivelmente poderosos na forma dos Apple M4. Porém, devido ao iPadOS, e preço completamente desajustado, tudo indica que a Apple vai ter algumas dificuldades em vender grandes quantidades deste tipo de aparelho mobile.
Em termos muito simples, o iPadOS 18 não faz juz à potência do hardware que dá vida aos novos iPad. Mais concretamente, apesar de já ser um Sistema Operativo maduro, bastante diferente face ao iOS, e até bastante consistente e fluído, a verdade é que não faz justiça ao hardware.
Isto significa que pode comprar um iPad mais barato, e usufruir de 99% das mesmas funcionalidades que o iPad traz para cima da mesa. A Apple não está a oferecer capacidades Pro, está a oferecer apenas hardware Pro. Não faz sentido, e é algo que tem de mudar o quanto antes.
Pelo menos nas versões Pro, o iPadOS tem de se sentir mais como o macOS, e menos como um sistema operativo para tablets. Ou então, tem de ter funcionalidades “bloqueadas” e “pensadas” para os modelos Pro.
Se quiser um iPad Pro… Nesta altura do campeonato, o iPad Air M2 é uma alternativa muito mais sólida e amiga da carteira.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!