Há alguns dias atrás, noticiámos que a Samsung estava a trabalhar numa funcionalidade denominada de “Battery AI”, que deveria ter o grande objetivo de melhorar a autonomia dos aparelhos de nova geração da gigante Sul-Coreana, sem ser necessário aumentar a capacidade física da bateria.
Curioso! Porque a Samsung continua muito reticente na aposta de baterias maiores, ou mais complexas, preferindo apostar na eficiência energética através do restante hardware, ou software que dá vida a todo o aparelho.
Porém, esta aposta não é exclusiva da nova geração de aparelhos Galaxy S25. A Samsung vai lançar o Battery AI para vários aparelhos, ainda durante este ano de 2024.
Samsung vai levar IA para a bateria antes dos Galaxy S25!
Portanto, como já deve ter percebido, a Samsung está a apostar forte e feio na Inteligência Artificial. Isto de forma a diferenciar os seus smartphones de tudo o resto que já existe no mercado.
Esta é uma aposta continuada, ou seja, vamos ver uma evolução extremamente interessante à medida que a Samsung e Google percebem aquilo que vale, ou não vale, a pena fazer no mundo mobile em termos de IA.
Dito tudo isto, como a Samsung não quer ainda apostar em tecnologias inovadoras para a bateria, nem quer aumentar o tamanho ou peso dos seus aparelhos. Em vez disso, prefere implementar software para controlar o gasto da bateria. A ideia é oferecer algoritmos baseados no uso do utilizador, controlados por Inteligência Artificial, para perceber qual é a melhor forma de poupar bateria sem baixar os níveis de performance, ou cortar processos críticos.
Curiosamente, alguns rumores já afirmam que o Battery AI vai aumentar a autonomia do novo Galaxy Z Flip 6 em 30 minutos. Porém, não sabemos se isto é uma comparação entre o Z Flip 6 e o Z Flip 5 do ano passado. Ou se é uma comparação com a funcionalidade ligada, e depois desligada.
Em suma, a correr bem, esta funcionalidade vai chegar a todos os aparelhos com suporte ao Galaxy AI. Ou seja, vai até aos smartphones topo de gama de 2022 como é o caso dos Galaxy S22.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Está farto de ver a bateria como um componente limitador do uso do seu aparelho? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!