O que esperar do iPad Air que chega na primavera de 2025?

Quando chega mais uma newsletter da Bloomberg pela mão de Mark Gurman já sabemos que vamos ter novidades fresquinhas da Apple e esta vez não foi excepção. Entre outras cosias ficámos a saber algumas coisas que poderão estar no novo iPad Air que a Apple vai lançar em 2025 com “melhorias internas”. Então o que podemos esperar na primavera de 2025?

O que esperar do iPad Air que chega na primavera de 2025?

O iPad Air acabou de ser atualizado com o M2 no início deste ano. Isto significa que haverá um intervalo de cerca de 12 meses entre actualizações, em vez dos típicos 18-24 meses entre actualizações do iPad Air. Com um prazo de entrega tão curto, ficamos a pensar: o que é que a Apple irá realmente atualizar nestes iPads?

Novo teclado

No mínimo, a Apple está a desenhar um novo Magic Keyboard especificamente para o iPad Air. Atualmente, o iPad Air usa o design original do Magic Keyboard que foi introduzido em 2020 com o iPad Pro. Desde então, o modelo básico do iPad recebeu um novo Magic Keyboard Folio, e o iPad Pro tem um novo Magic Keyboard de alumínio.

o que esperar do ipad air que chega na primavera de 2025?

De acordo com Gurman, o novo Magic Keyboard deve ter uma nova linha de funções, semelhante aos teclados do iPad mencionados acima. No entanto, ao contrário do novo Magic Keyboard para iPad Pro, este Magic Keyboard para iPad Air não terá uma capa superior em alumínio.

Esperemos que este novo Magic Keyboard para iPad Air possa ter um preço inicial mais baixo.

Novo chip?

Quando chegaram as primeiras informações não foram especificados detalhes sobre o chip. No entanto, é bastante improvável que a Apple atualize o iPad Air e deixe exatamente o mesmo chipset dentro. Isso deixa algumas possibilidades:

  • Chip M2 com GPU de 10 núcleos
  • Chip M3
  • Chip M4 (provavelmente uma versão de encaixe)

Atualmente, o iPad Air tem o chip M2, embora seja uma versão mais modesta com uma GPU de 9 núcleos. É possível que a Apple possa simplesmente atualizar o iPad para ter a versão completa com GPU de 10 núcleos do chip M2. Seria uma pequena atualização, mas uma possibilidade.

iPad Air 2025

A Apple também poderia implementar o chip M3 no próximo iPad Air. Inicialmente, acreditámos que a Apple estava a tentar afastar-se da primeira geração do processo de 3nm o mais rapidamente possível, devido aos custos elevados e aos baixos rendimentos. No entanto depois colocaram o chip A17 Pro no iPad mini. O M3 no iPad Air é uma possível atualização, uma vez que o iPad Air sempre teve um atraso de um ano em relação aos chips. No entanto, pode não acontecer devido ao facto de o iPad Air ser um produto de volume significativamente maior do que o iPad mini.

Por último, mas não menos importante, a Apple poderia implementar uma versão do chip M4 no iPad Air. Atualmente, os modelos básicos do iPad Pros têm um chip M4 com uma CPU de 9 núcleos e uma GPU de 10 núcleos, enquanto os iPad Pros com pelo menos 1 TB de armazenamento têm a GPU de 10 núcleos e a GPU de 10 núcleos. Espera-se que a Apple esteja a produzir uma versão de CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos do chip M4, que poderá vir a ser utilizado no próximo iPad Air.

Face ID?

Falou-se de que o iPad Air poderia receber o Face ID como uma potencial atualização.

Entretanto há outras coisas que podem estar presentes, embora estas assentem mais no campo da especulação. É exemplo disso, o suporte para Wi-Fi 7, introduzido na gama iPhone 16, um Flash LED traseiro, Suporte Thunderbolt e um melhor conjunto de microfones.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também