IP é o nome do standard atribuído pela Comissão Eletrotécnica Internacional para determinar a resistência de um equipamento à água e aos materiais mais comuns – como poeira e areia. Esta classificação é constituída por dois dígitos. O primeiro diz respeito aos sólidos e podem ser utilizados seis números diferentes, do 1 ao 6.
Do 1 ao 4 fala-se da proteção contra pós e poeiras dos 50mm ao 1mm. Já o número 5 assegura que o dispositivo está protegido contra poeiras em geral e o 6 que é totalmente à prova de poeiras.
O segundo número classifica a resistência a líquidos. Do 1 ao 2 quer dizer que está protegido contra gotas, do 3 ao 4 de salpicos, do 5 ou 6 de jatos de água e o 7 afirma que um equipamento está protegido contra imersão temporária em água até 1 metro durante 30 minutos. Já o 8 quer dizer que um equipamento está protegido contra imersão contínua em água. Apenas por uma questão de curiosidade saibam que existe uma classificação 9K que significa proteção contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão.
Então, na prática, o que significa IP67 e IP68?
O IP67 significa que uma unidade pode cair dentro de água e resistir até um metro de profundidade durante 30 minutos. Já a classificação IP68 significa resistência até 30 metros pelo mesmo período de tempo. A resistência a poeiras é comum em ambas as classificações.
A proteção é só contra água ou contra outros líquidos também?
Nesta questão a Comissão Eletrotécnica Internacional aborda a proteção, apenas, com água “normal”. Isto significa que não está assegurada a proteção contra outros líquidos como cerveja, café, água salgada ou refrigerantes.
O meu smartphone tem classificação IP67 ou IP68. Posso nadar com ele?
Não o deverá fazer. Estas condições são testadas num laboratório com o equipamento em modo stand-by e não numa piscina com os diversos químicos que são utilizados para tratar a água.
O mesmo se aplica às idas à praia. A água salgada está carregada de sal e esta substância combinada com a água poderá danificar o vosso equipamento.