iOS 13 tem novidade para proteger a privacidade dos utilizadores

iOS 13

No mês passado, abordámos os resultados de uma investigação conduzida pelo The Wall Street Journal que mostrou como 99% das aplicações para iOS, promovidas pela Apple na App Store, continham sistemas de acompanhamento secretos. Agora o gigante da maçã quer resolver este problema. Dito isto, vai lançar uma funcionalidade para o iOS 13 que ajuda os utilizadores a perceberem que apps os estão a seguir.

iOS 13 tem novidade para proteger a privacidade dos utilizadores

Entretanto, imagens publicadas pelo site 9to5 Mac revelam alguns exemplos de como esta novidade vai funcionar.

iOS 13 tem

Ora tudo indica que os utilizadores do iOS vão receber uma notificação pop-up quando uma app os estiver a acompanhar em segundo plano. Para além disso, a notificação ainda explica qual o motivo para isso acontecer. Eis um exemplo. A notificação acerca Apple Store vai explicar que o utilizador é seguido porque “a Apple fornece produtos, funcionalidades e serviços relevantes, dependendo de onde o utilizador estiver.” Já a app Tesla afirma que acompanha a localização do utilizador “para mostrar a sua proximidade com o veículo (enquanto a app estiver a correr).

Dito isto, a notificação também pergunta se os utilizadores querem que o acompanhamento continue, surgindo duas opções. “Acompanhar apenas enquanto estiver a utilizar a app” e “permitir sempre”.

O primeiro significa que o acompanhamento só ocorre quando uma estiver a ser executada em primeiro plano. Já com a segunda opção o utilizador dá permissão à app para acompanhar a localização do utilizador em qualquer circunstância.

Desde que o Facebook foi apanhado no escândalo Cambridge Analytics (pelo qual será multado em até 5 mil milhões), a Apple e o seu CEO, Tim Cook, têm-se manifestado fortemente em prol da privacidade dos utilizadores. Este responsável referiu várias vezes que a Apple não faz do seu cliente o produto. No entanto, os clientes da Apple são um produto para os programadores de apps. Neste campo há duas opiniões diferentes. Uns dizem que é perfeitamente normal quando os utilizadores instalam aplicações gratuitas em vez das versões premium. É com a venda de dados a anunciantes que estas apps se pagam. Outros afirmam que nunca há uma boa razão comercial para se seguir os utilizadores. Curiosamente, o The Wall Street Journal descobriu que as apps premium seguem tanto os utilizadores como as gratuitas.

Foi na última segunda-feira, que a Apple revelou o iOS 13. Isto ocorreu durante o primeiro dia da conferência anual de programadores, WWDC. A versão mais recente do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis será divulgada em setembro deste ano.

A propósito disto, o iPhone 6s e o iPhone 6s Plus serão os modelos mais antigos que ainda vão receber esta atualização.

Fonte