Internet Offline: Acesso à Internet sem Wi-Fi ou Dados

Como é óbvio, a Internet mudou as nossas vidas, porém, enquanto para a grande maioria das pessoas é completamente normal ter um acesso rápido e consistente à Web, a realidade é que as coisas não são bem assim para grande parte da população mundial. Sendo exatamente por aqui que damos as boas vindas à Internet Offline.

Mudança de Jogo em 2024: Acesso à Internet sem Wi-Fi ou Dados!

internet

Portanto, caso não saiba, se 5.3 mil milhões já têm acesso à Internet, isto deixa cerca de 2.5 mil milhões de pessoas sem acesso à tecnologia e à rede mundial de computadores que mudou a nossa vida. Temos milhões de pessoas na “escuridão”.

Porém, isto pode ser resolvido, ou pelo menos reduzido com o conceito de Internet Offline, um avanço tecnológico esperado para 2024. O que é isto?

De forma muito resumida, esta mudança de paradigma garante o acesso a dados mesmo em ambientes remotos ou instáveis. Mais concretamente, ultrapassa as limitações da dependência constante online, oferecendo acesso contínuo a dados sempre e onde for necessário. Sendo assim um salto em direção à conectividade universal para além das restrições das redes convencionais.

Curiosamente, já existem casos práticos ativos como aplicações ou sites a trabalhar para permitir que os utilizadores acedam a dados mesmo quando não estão conectados à Internet. O Cloud Firestore, uma base de dados flexível e escalável para desenvolvimento móvel, web e de servidores do Firebase e Google Cloud, é um exemplo que permite o acesso a dados offline.

Ou seja, é uma funcionalidade “que armazena em cache uma cópia dos dados do Cloud Firestore que a aplicação está a usar ativamente, para que a mesma possa aceder aos dados quando o dispositivo estiver offline. Podes escrever, ler, ouvir e consultar os dados em cache.

Entretanto, quando o dispositivo volta a estar online, o Cloud Firestore sincroniza todas as alterações locais feitas pela aplicação.

Como a Internet Offline poderia resolver problemas de conexão?

Ou seja, no fundo, a ideia não é funcionar sempre sem ligação à Internet. A ideia é mimimizar a dependência por ligações, o que por sua vez ajudar bastante ao uso de Internet em sítios mais remotos espalhados por esse mundo fora.

Isto vai passar por um aproveitamento dos Modos Offline nas Aplicações já existentes, bem como pré-download de conteúdo essencial.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também