Intel vs AMD: Começou a inversão? AMD vítima de si própria?

Desde 2017, que temos assistido a um crescimento, por vezes absurdo, do lado da AMD. A gigante responsável pelas placas gráficas Radeon e processadores Ryzen, conseguiu dar a volta a vários anos de infortúnio, e na verdade, de quase falência, ao aproveitar uma Intel mais fraca, e incapaz de levar em frente os seus planos de produção.

No entanto, existe uma razão para não ser boa ideia apoiar empresas como apoiamos equipas de futebol. Ao fim ao cabo, o que é amigo do consumidor hoje, pode muito bem passar a vilão amanhã. De certa maneira, é exatamente isto que está a acontecer… Afinal, enquanto a Intel começou a apostar nas gamas médias, a AMD continua focada nas gamas mais altas, com preços que infelizmente, já não parecem seduzir os consumidores.

A Intel está a crescer, e bem! A AMD tem de fazer algo para inverter a tendência.

Intel vs AMD: Começou a inversão? AMD vítima de si própria?

Portanto, como dissemos em cima, desde 2017, em que presenciámos a chegada dos primeiros processadores Ryzen ao mercado, que a AMD tem ganho quota relativamente à Intel. Primeiramente como uma estratégia de boa performance a um preço incrível, e mais tarde, com o aumento de performance, a AMD acabou por chegar a uma paridade de preços com a rival.

O problema é que a Intel não ficou quieta, e também decidiu mudar um pouco a sua estratégia, o que neste momento, parece ter dado azo a uma inversão das coisas. Ao fim ao cabo, a Intel está a recuperar alguma da quota de mercado perdida ao longo dos últimos 5 anos.

Muito resumidamente, a AMD está agora atrás da Intel em termos de vendas. O que muito provavelmente se deve ao aumento de performance, e aumento de agressividade no mercado por parte da Intel com os recentes Intel Core 11000 e Core 12000… e claro, aumentos de preço por parte da AMD.

Em suma, a Intel tem agora 60% do mercado, com a AMD está nos 40%. Mas o que vai acontecer nos próximos tempos? Temos de ver! 2022 vai ser um ano muito importante, visto que ambas empresas competem no mesmo espaço, e ao que tudo indica, vão lançar novas gamas de produtos ao mesmo tempo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Era o esperado? A AMD não devia ter mudado de estratégia tão rapidamente? Foi gananciosa? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.