As primeiras placas gráficas Intel Arc já são uma realidade, primeiramente no mundo dos portáteis. Dito isto, apesar do facto das primeiras placas gráficas dedicadas para desktop apenas chegarem em Junho, também temos algumas informações bastante interessantes, especialmente no GPU mais poderoso da gama (DG2-512)!
Afinal, aparentemente, este GPU vai ser tecnologicamente mais avançado que aquilo que a AMD e NVIDIA têm para oferecer. Isto, ao mesmo tempo que também oferece um número maior de transistores.
Intel vai ter as placas gráficas “mais avançadas”. Por enquanto!
Portanto, como deve saber, a Intel está neste momento a preparar-se para lançar a sua primeira gama de placas gráficas diga desse nome. As Intel Arc, que apesar de apenas chegarem às prateleiras no início do verão, e da na minha opinião, isso ser demasiado tarde para ter um impacto sério no mercado, é um primeiro passo muito importante! De uma gigante, que verdade seja dita, não tem falta de recursos. A Intel tem tudo para chegar ao nível, ou até ultrapassar as velhas rivais deste mundo.
Dito tudo isto, a primeira geração de placas gráficas, que na sua versão mais poderosa apenas se irá bater com a RTX 3070, tem algumas especificidades muito interessantes.
É que segundo novas informações, o GPU DG2-512, que por sua vez vai dar vida às Arc 5 e Arc 7, é baseado no processo de produção de 6nm da TSMC. Contudo, apesar de ser baseado num processo mais miniaturizado e mais eficiente. É um pouco maior que as ofertas das rivais neste segmento (NVIDIA GA104 e AMD Navi 22). Ou seja, o segmento focado na resolução 1440p.
Além de ser maior, também conta com a maior densidade de transistores da gama! Ao contar com 21.7 mil milhões de transistores, e uma área total de 406 mm². Contudo, no campo da performance, apesar do facto do DG2-512 ultrapassar aquilo que a AMD oferece no GPU Navi 22, fica um pouco atrás do GA104, que na sua versão mais poderosa, dá vida à RTX 3070 Ti.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Intel vai conseguir ter algum tipo de sucesso no mercado gráfico, especialmente na gama deste GPU DG2-512? É que em termos de performance, as coisas não vão, pelo menos nesta primeira fase, ser extraordinárias.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!