Ligue-se a nós

Hardware

Será que a Intel vai sofrer enquanto a AMD prospera?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A Intel e a AMD são rivais há muitos muitos anos, mas na última década… A AMD esteve quase de ‘férias’!

Voltando em força em 2017 com os seus processadores AMD Ryzen, que têm feito as delícias dos consumidores que já pediam competitividade neste mercado há muito tempo.

Dito isto, enquanto a AMD voltou à guerra, parece que a Intel se acomodou um pouco à sombra da bananeira! A empresa tem tido várias dificuldades em lançar no mercado o seu processo de fabrico de 10nm. Em paralelo também tem falhado bastante na evolução da performance dos seus núcleos e até no preço/performance da sua oferta.

Dito isto, o analista ‘Hans Mosesmann’ de Wall Street falou sobre este assunto! Mencionando que a Intel ainda vai demorar algum tempo a corrigir os problemas atuais, e que entretanto durante esse tempo, a AMD vai aproveitar e prosperar.

“Sem dúvida que a Intel vai ter de corrigir a situação, o que irá demorar muitos, muitos, muitos anos.

O seu processo de fabrico está em desvantagem em relação à concorrência, que eu acho que tem algum problema grave. O que irá demorar cinco, seis, ou até sete anos a corrigir. Não acho que o modelo de negócio da empresa funcione estando 1 ou 2 anos atrasados tecnologicamente.”

Intel AMD

A AMD tem ganho bastante popularidade no último ano! Os processadores AMD Ryzen foram um tremendo sucesso no mercado! Oferecendo mais núcleos e threads a um preço bastante mais em conta em relação à oferta da Intel.

Em paralelo a série de processadores entusiastas ‘Threadripper’, e processadores para workstations ‘EPYC’ também conseguiram causar um sério impacto no mercado, onde antigamente a Intel reinava facilmente.

A AMD conseguiu garantir apenas 1% do mercado de servidores, mas isso é apenas o início! Nos próximos anos este número vai aumentar exponencialmente! O analista Mosesmann disse à CNBC:

“Estamos muito no início da conquista de mercado da AMD. Enquanto a empresa tem apenas 1% do mercado atualmente, nos próximos anos poderá muito bem chegar aos 25%.”

É seguro dizer que a Intel está a ficar para trás, e que a AMD já esfrega as mãos de contente com toda a situação! Afinal de contas, não seria possível um melhor timing para apostar no mercado!

A empresa está a ganhar terreno no mercado, com a segunda geração de processadores de 12 nm AMD Ryzen e Threadripper já nas prateleiras! Similarmente, a empresa também já começou a amostragem de chips baseados no processo de 7nm, para os lançar em 2019!

Fonte

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android25 mins atrás

O Super Galaxy S10 afinal não funciona com películas?

Se está a pensar comprar o Galaxy S10 então prepare-se para ter muito cuidado. É que caso caia ao chão,...

Android6 horas atrás

Xiaomi Mi 9: Há três renderizações fresquinhas na internet

Os próximos tempos vão ser interessantes para a Xiaomi. Vamos ter novidades no 5G e também um smartphone que tem...

Jogos6 horas atrás

AMD sugere lançamento da PlayStation 5 e ‘nova’ Xbox para 2020

A AMD é o fornecedor dos processadores tanto da PS4 como da Xbox One! E como deve saber, é uma...

Especiais7 horas atrás

87GB de dados pessoais caíram na Internet. Veja se está em risco!

Hoje a segurança de muitos utilizadores ficou em perigo. É que apareceu na Internet uma das maiores coleções de credenciais...

Hardware7 horas atrás

Sabia que a NVIDIA tem uma placa de 60€ equivalente à GTX 1060?

Sabia que a NVIDIA tem uma placa de 60€ equivalente à GTX 1060? – Provavelmente ainda se lembra da altura...

Android9 horas atrás

Huawei acusa governo Norte Americano de opressão!

Huawei acusa governo Norte Americano de opressão! – Já há muito tempo que a Huawei anda ‘embrulhada’ com os Estados...

Android10 horas atrás

LG está pronta a impressionar ao lançar o LG G8 com um ecrã destacável!

A LG já é bem conhecida, por trazer designs inovadores e características únicas nos seus smartphones! Algo que nem sempre...

Jogos12 horas atrás

Parece que a Blizzard está em fase de recruta para o Diablo 4

Numa publicação muito recente, a Activision Blizzard parece estar a recrutar pessoal para um projeto ainda desconhecido, ligado à série...