A Intel e a AMD sĂŁo rivais hĂĄ muitos muitos anos, mas na Ășltima dĂ©cada… A AMD esteve quase de ‘fĂ©rias’!
Voltando em força em 2017 com os seus processadores AMD Ryzen, que tĂȘm feito as delĂcias dos consumidores que jĂĄ pediam competitividade neste mercado hĂĄ muito tempo.
Dito isto, enquanto a AMD voltou Ă guerra, parece que a Intel se acomodou um pouco Ă sombra da bananeira! A empresa tem tido vĂĄrias dificuldades em lançar no mercado o seu processo de fabrico de 10nm. Em paralelo tambĂ©m tem falhado bastante na evolução da performance dos seus nĂșcleos e atĂ© no preço/performance da sua oferta.
Dito isto, o analista ‘Hans Mosesmann’ de Wall Street falou sobre este assunto! Mencionando que a Intel ainda vai demorar algum tempo a corrigir os problemas atuais, e que entretanto durante esse tempo, a AMD vai aproveitar e prosperar.
“Sem dĂșvida que a Intel vai ter de corrigir a situação, o que irĂĄ demorar muitos, muitos, muitos anos.
O seu processo de fabrico estĂĄ em desvantagem em relação Ă concorrĂȘncia, que eu acho que tem algum problema grave. O que irĂĄ demorar cinco, seis, ou atĂ© sete anos a corrigir. NĂŁo acho que o modelo de negĂłcio da empresa funcione estando 1 ou 2 anos atrasados tecnologicamente.”
A AMD tem ganho bastante popularidade no Ășltimo ano! Os processadores AMD Ryzen foram um tremendo sucesso no mercado! Oferecendo mais nĂșcleos e threads a um preço bastante mais em conta em relação Ă oferta da Intel.
Em paralelo a sĂ©rie de processadores entusiastas ‘Threadripper’, e processadores para workstations ‘EPYC’ tambĂ©m conseguiram causar um sĂ©rio impacto no mercado, onde antigamente a Intel reinava facilmente.
A AMD conseguiu garantir apenas 1% do mercado de servidores, mas isso Ă© apenas o inĂcio! Nos prĂłximos anos este nĂșmero vai aumentar exponencialmente! O analista Mosesmann disse Ă CNBC:
“Estamos muito no inĂcio da conquista de mercado da AMD. Enquanto a empresa tem apenas 1% do mercado atualmente, nos prĂłximos anos poderĂĄ muito bem chegar aos 25%.”
Ă seguro dizer que a Intel estĂĄ a ficar para trĂĄs, e que a AMD jĂĄ esfrega as mĂŁos de contente com toda a situação! Afinal de contas, nĂŁo seria possĂvel um melhor timing para apostar no mercado!
A empresa estå a ganhar terreno no mercado, com a segunda geração de processadores de 12 nm AMD Ryzen e Threadripper jå nas prateleiras! Similarmente, a empresa também jå começou a amostragem de chips baseados no processo de 7nm, para os lançar em 2019!
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!


