Intel tem uma receita secreta para meter a AMD no bolso em 2021

Caso não saiba, os benchmarks recentemente ‘leaked’ acerca do novo topo de gama da Intel, o Core i9-12900K, mostram uma performance comparável ao AMD Ryzen 9 5950X com 16 núcleos. O que é estranho, visto que o processador da Intel conta apenas com 8 núcleos de alta performance… Estranho? Não… É mesmo a estratégia da Intel para voltar ao domínio do mercado!

Intel tem uma receita secreta para meter a AMD no bolso em 2021

Portanto, temos aqui uma grande dúvida. Como é que 8 núcleos de alta performance ‘Golden Cove’ e 8 núcleos de alta eficiência ‘Gracemont’, são capazes de chegar aos níveis de performance de 16 núcleos de alta performance AMD Zen 3?

Pois bem, os núcleos de alta eficiência não são assim tão lentes como se calhar poderia estar a pensar. Além disso, os núcleos de alta performance, são significativamente mais rápidos relativamente aquilo que a AMD tem para oferecer.

Quem o afirma é a própria Intel, que na apresentação do ‘Architeture Day’, meteu alguns números em cima da mesa para apoiar a sua teoria. É que para ter noção, os novos núcleos de alta eficiência da Intel, são perfeitamente capazes de oferecer o mesmo nível de performance que temos visto nas gerações Intel Core 8000, 9000 e 1000, a gastar menos 40% da energia.

É exatamente por isso que estes núcleos, associados aos novos ‘Golden Cove’, são uma grande ameaçada para o ainda recente domínio de mercado da AMD. Com isto, temos ainda de salientar que a Intel vai chegar primeiro ao mercado com uma nova geração de processadores em 2021, de forma a aproveitar o lançamento do Windows 11 por parte da Microsoft. Isto enquanto a AMD apenas deverá lançar a sua nova plataforma, e novos processadores, em 2022.

No entanto, nem tudo são boas notícias para a Intel. É que apesar de tudo o que dissemos, os núcleos de alta eficiência não suportam HyperThreading, e além disso, têm um set de instruções um pouco mais limitado.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!