Intel mais forte que a TSMC? Pode acontecer já em 2024

Como deve saber, a Intel passou um mau bocado nos últimos 10 anos, por ficar presa aos 14nm durante demasiado tempo. Algo que até resultou num autêntico renascimento da AMD, capaz de aproveitar em plenos os deslizes da velha rival, especialmente quando se associou à TSMC.

Em suma, os 10nm da Intel foram uma dor de cabeça incrível, e claro, inesperada para a gigante dos microprocessadores, que verdade seja dita, ainda não recuperou totalmente desse acontecimento.

Porém, achar que a Intel vai ficar na mó de baixo para todo o sempre, é obviamente um erro. Aliás, ao que tudo indica, a gigante já vai ter processos de produção teoricamente superiores aos da TSMC e Samsung já no início de 2024. Estamos a falar dos processos de 18A (1.8nm) e 20A (2nm), que deverão dar vida a vários produtos Intel, e também deverão ser vendidos a clientes de fora.

Intel mais forte que a TSMC? Pode acontecer já em 2024

7nm, tsmc, chip, chips

Portanto, ao que tudo indica, os processos de nova geração da Intel têm o seu desenvolvimento finalizado, e como tal, devem ficar disponíveis muito mais cedo do que aquilo que seria de prever.

- Advertisement -

18A e 20A? Sim, o A significa angstroms, visto que estamos a chegar ao limite dos nm (nanómetros). Processos que já vão fazer uso de novas tecnologias como o RibbonFET e PowerVia, que segundo a própria Intel, vai meter a TSMC e Samsung numa posição muito frágil.

Mais cedo? Sim, a Intel estava a planear trazer este processo para o mercado algures em 2025, muito provavelmente no final do ano. Mas, ao que tudo indica, está tudo pronto para começar a produção em massa já no início de 2024. Sim, leu bem, em massa. É que a produção de teste já começou! A Intel parece ter dado a volta ao jogo!

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.