Intel lançou finalmente as actualizações finais de correção


Por em

A Intel anunciou que desenvolveu uma actualização estável do micro-código para corrigir a falha de segurança Spectre nos seus processadores Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake

Mas ainda faltam alguns processadores mais antigos !

A actualização do micro-código ajuda à protecção contra a variante 2 da vulnerabilidade Spectre, que ataca ao persuadir que o preditor de ramos faça uma predição errada acerca do código a ser executado.

Esta má predição pode ser usada para deduzir o valor dos dados armazenados em memória, que por sua vez podem dar ao atacante informação que não deveria ter.

Intel

Esta actualização foi concebida para dar ao Sistema Operativo um maior controlo sobre o preditor de ramos, fazendo com este impeça que um processo influencie outros processos.

A primeira actualização ao micro-código da Intel, desenvolvida no fim de 2017, foi incluída em várias actualizações de firmware para sistema equipados com processadores Broadwell, Haswell, Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake.

No entanto, os utilizadores rapidamente perceberam que estas actualizações levavam a reboots automáticos do sistema…

Por isso uma nova actualização foi lançada no principio deste mês, apenas para processadores Skylake, numa tentativa da Intel de não cometer mais erros, fazendo as coisas passo a passo.

Processadores mais antigos ainda não têm este novo micro-código disponível, com a empresa a informar que estas actualizações para processadores Sandy Bridge, Ivy Bridge, Broadwell e Haswell ainda se encontram em Beta.

O que quer dizer que a Intel distribuiu aos fabricantes de hardware uma versão da actualização para teste, protegida sobre NDA, com outros chips mais antigos a ter a actualização ainda em pré-beta, o que significa que a empresa ainda a está a validar antes de começar testes externos.

Por isso alguns de vocês ainda vão ter de esperar mais algum tempo, até que possam actualizar o micro-código do vosso processador.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.