Ainda se lembra dos problemas que a Intel teve com vulnerabilidades na arquitetura dos seus processadores, antes do COVID? Pois bem, há mais para descobrir, e mais sítios com brechas para os hackers atacarem. Desta vez temos uma nova vulnerabilidade denominada de ÆPIC, que pelos vistos, afeta até as mais recentes ofertas da gigante dos semicondutores.
Intel e Vulnerabilidades (ÆPIC): Uma história de amor!
Portanto, nos últimos anos, temos visto a família de processadores x86 a ser atacada forte e feio, graças às muitas vulnerabilidades descobertas, como foi o exemplo do Spectre e do Meltdown, que por sua vez, também deram origem a várias outras variantes, umas mais perigosas que outras.
Pois bem, agora ficámos a saber da existência de uma nova vulnerabilidade, denominada de ÆPIC, que pelos vistos, permite acesso a informação extremamente sensível do utilizador. Curiosamente, ao contrário do Spectre e do Meltdown, esta nova vulnerabilidade significa o primeiro bug arquitetural capaz de fazer ‘leak’ a dados de forma direta. É possível ter acesso à memória do processador.
No entanto, não fique muito preocupado, visto que é necessário ter acesso privilegiado para ter acesso aos bug (administrador ou root). Por isso, a grande maioria dos sistemas está a salvo. Ainda assim, é provável que a Intel tenha de fazer alguma coisa para tentar minimizar o perigo, o que por sua vez, pode resultar numa nova queda de performance em quase a totalidade da sua gama de processadores ainda no mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já está habituado a este carrossel de bugs e vulnerabilidades? Engraçado como acontece quase sempre de forma exclusiva na parte da Intel! Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!