Intel e AMD: Gama média vai ter sabor a topo de gama

Ainda se lembra da nossa notícia a falar do novo Ryzen 5 7600X? Um processador que apesar de manter os mesmos 6 núcleos e 12 threads das gerações anteriores, é capaz de alcançar o mesmo nível de performance do atual topo de gama da gigante AMD, ou seja, o Ryzen 9 5950X?

Pois bem, ao que tudo indica, a Intel também está com vontade de apostar forte e feio na sua gama média, mais concretamente no Core i5-13600K, que pelos vistos, vai receber mais núcleos de processamento, e no mínimo, vai ser capaz de chegar aos níveis de performance do atual i7-12700K.

Vamos por partes.

Intel e AMD: Gama média vai ter sabor a topo de gama

Portanto, foi encontrada uma sample do i5-13600K (ES3 -> Engineering Sample 3), que pelos vistos, já se encontra dentro dos parâmetros habituais das samples QS (Qualification Sample).

Aparentemente, tudo isto significa frequências à volta dos 4.9~5.1 GHz nos núcleos mais poderosos, isto enquanto os núcleos focados na eficiência ficam pelos 3.9 GHz. Já o teste foi feito com todos os núcleos P (performance) a 5.1 GHz e todos os núcleos E (eficiência) a 4.0 GHz.

No que toca ao número de núcleos físicos, temos 6 núcleos P e 8 núcleos E, ou seja, um total de 14 núcleos e 20 threads. Uma atualização muito interessante face ao i5-12600K, que por sua vez, contava com 10 núcleos e 16 threads.

Além disto, tudo indica que o novo Intel Core i5-13600K vai ter níveis de energia mais altos, em todas as suas fases.

Em suma, no campo da performance, no CPU-Z, o 13600K foi capaz de chegar aos 830 pontos no teste single-core e 10031 pontos no teste multi-core. Ou seja, um aumento de 8% no single-core e 79% no multi-core.

Já no Cinebench R23, este processador também mostrou um aumento de performance multi-core de 40%, mas por alguma razão, mostrou um downgrade no single-core.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante por parte da Intel, ou a AMD vai conseguir reinar na gama média? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...

Sony quer acabar com a câmera frontal! Saiba como!

Enquanto a tecnologia de câmera frontal escondida continua a...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.