Intel diz adeus à memória 3D XPoint. Durou pouco!

Está a ser um dia negro para a Intel! Afinal de contas, ficámos a saber que a nova gama de placas gráficas Arc vai durar pouco tempo, com alguns rumores de que o projeto já tem a sua sina assinada devido às falhas inerentes ao design base, e incapacidade de o escalonar para rivalizar com a NVIDIA ou AMD a curto/médio prazo.

Além disto, também ficámos a saber que a Intel perdeu dinheiro pela primeira vez em décadas no seu último exercício fiscal. Pois bem, para ajudar à festa… É oficial! A Intel desistiu da memória Optane 3D Xpoint.

- Advertisement -

Intel diz adeus à memória 3D XPoint. Durou pouco!

Intel, Optane

Portanto, ainda se lembra da memória 3D X-Point que entretanto deu origem à gama de produtos Optane da Intel? Era um pedaço de hardware que deveria servir de meio termo entre memória não volátil como é o armazenamento interno, e a memória volátil como é a memória RAM. Mas… A coisa correu mal! Vamos perceber porquê?

Pois bem, a Intel decidiu terminar todo o desenvolvimento e lançamento de produtos baseados na memória 3D X-Point. Tudo porque o público nunca percebeu muito bem o propósito do produto, este chegou às prateleiras demasiado caro, e claro, os SSDs ficaram extremamente amigos da carteira dos consumidores.

Além de tudo isto, o armazenamento SSD está numa fase incrível de evolução, como podemos ver pelo recente anúncio de memória flash 3D-Stacked com 200 camadas de densidade, e claro, o iminente lançamento dos primeiros SSDs PCIe 5.0 capazes de ultrapassar os 10 GB/s.

Apesar do adeus à tecnologia, a Intel promete continuar a oferecer suporte aos consumidores que apostaram neste estranho tipo de memória.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ficou interessado neste tipo de memória, ou sempre achou que nem era 8, nem era 80, e por isso, nunca fez muito sentido no mundo tradicional da computação? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.