Intel deixa fugir pormenores da nona geração de processadores


Por em

Um novo leak da Intel contou ao mundo as especificações da nona geração de CPUs da série H. Atenção que estes processadores são encontrados normalmente em portáteis de topo uma vez que eles têm mais cores, frequências mais elevadas e TDPs mais elevados do que os outros modelos “mais fracos”. A nova família da série H inclui dois i9, dois i7 e dois i5. O modelo mais avançado e o que permite overclock já vem de fábrica com 5GHz.

A nona geração de processadores mantém a aposta nos 14nm

Os novos processadores para equipamentos móveis vão utilizar o mesmo processo de fabrico de 14nm que está presente nas variants desktop. Para além disso vão disponibilizar mais cores e maiores velocidades de relógio.

Seis novos processadores em que um tem uma particularidade especial

A nova família da série H é constituída, conforme referimos. por dois i9, dois i7 e dois i5. No topo da linha está o processador i9-9980HK que vem com oito núcleos e dezasseis threads. Destaca-se ainda os 5.0GHz e os 16MB de cache L3. Já o outro i9, o 9980HK tem também oito núcleos e funciona a 4.8GHz. Entretanto, os modelos i7-9850H e i7-9750H estão equipados com seis núcleos e 12 threads. O primeiro opera a 4.6 GHz e o segundo a 4.5GHz.

oitava geração

Por fim importa destacar os dois i5s que têm os nomes de código 9400H e 9300H. Estes processadores são quad core e têm oito threads com 8MB de cache L3. Funcionam a 4.3 e 4.1 GHz, respetivamente.

Os i9 que já fazem parte da quarta geração da arquitetura Skylake não vão estar desbloqueados para overclocking, à excepção do 9980HK.

Na geração anterior de processadores da série H, o i9-8950H era normalmente ultrapassado pelos i7-8850H e 8750H devido a questões de sobreaquecimento. É que arrefecer as versões mobile do i9 não era fácil, especialmente quando os portáteis estão cada vez mais finos. Assim, esta fraca dissipação de calor fazia com que estes processadores operassem nuna velocidade de relógio mais baixa. A nova geração deverá também sofrer deste problema, a menos que os fabricantes introduzam novas formas de arrefecimento.

oitava geração

Entretanto o leak fala ainda de processadores para desktops com o sufixo KF. A diferença destes para os outros é que vêm com o GPU desativado. Isto não é de todo uma má ideia, já que pode ajudar a reduzir o sobreaquecimento.

Quanto a datas de lançamento ainda nada é conhecido.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Novo algoritmo de beleza do Xiaomi Mi 9 revoluciona câmara

As 5 grandes novidades do Samsung Galaxy S10

Seguinte