Inicio Hardware Novo Intel Core i9-9900K prestes a chegar à plataforma Z390!

Novo Intel Core i9-9900K prestes a chegar à plataforma Z390!

A Intel está prestes a actualizar a sua linha de processadores para consumidores! Em paralelo, também irá lançar as novas motherboards Z390.

A primeira novidade é que a nomenclatura ‘Intel Core i9’ vai finalmente chegar ao consumidor dito ‘normal’. No entanto, não há qualquer indicação de novos ‘Core i3’ o que é no mínimo interessante.

O Intel Core i9-9900K vai ser o novo topo de gama para 2018! O que faz todo o sentido depois do lançamento do Core i9-8950HK para portáteis.

Intel

Aqui têm os novos processadores:

  • Intel Core i9-9900K (8 Núcleos / 16 Threads)
  • Intel Core i7-9700K (6 Núcleos / 12 Threads)
  • Intel Core i5-9600K (6 Núcleos / 6 Threads)

Enquanto que ainda não são conhecidas as especificações finais, só o facto do modelo topo de gama ser um ‘i9’, quer dizer que irá ter mais núcleos que a variante i7. Ou seja, o rumor diz que o i9-9900K vai ser um processador de 8 núcleos e 16 threads, para competir com os processadores AMD Ryzen.

Logicamente que isto faz todo o sentido visto no lado do marketing, mas também porque a empresa ainda não tem um processador octa-core disponível para rivalizar com a oferta da AMD! Que já os tem disponíveis desde 2017.

O que também significa que as variantes i7 e i5 vão contar com 6 núcleos/12 threads e 6 núcleos/6 threads respectivamente. Contudo, aqui é que esta actualização fica interessante, pois não existe qualquer novo modelo i3, o que poderá muito bem querer dizer que vai ser a primeira vez que a empresa não irá lançar um processador quad-core na sua gama de processadores.

Talvez a Intel tenha desistido destes processadores, ou então irá lançá-los mais tarde, temos de esperar para ver.

Não faz muito sentido financeiramente parar de vender processadores quad core, pois ainda são os modelos com maiores margens para a empresa.

Além disto, o diagrama do PCH do chipset Intel Z390 já é conhecido, mostrando duas coisas bastante interessantes!

IntelPrimeiro, o Z390 não é grande evolução em relação ao Z370, algo que até já tínhamos mencionado em artigos passados. E em segundo lugar, este novo chipset traz exatamente as novas funcionalidades lançadas com os chipsets H310, H370 e B360! Que o Z370 lançado em 2017 não suporta.

Estas novas funcionalidades incluem:

  • Intel Wireless-AC 802.11 AC e Bluetooth 5.0
  • Intel Wireless-AC
  • Até 6 x USB 3.1 Gen 2

Por isso, em princípio o rumor que indicava que a gigante dos processadores iria re-utilizar o Z370 para o lançamento da sua nova plataforma era falso. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Stranger Things vai acabar mal! Afinal quem vai morrer?

Caminhamos a passos largos para a quarta temporada de Stranger Things. Assim, são cada vez mais as notícias sobre possíveis acontecimentos que começam a...

Xiaomi Mi Note 3 e o Xiaomi Mi 8 Lite recebem MIUI 12 Global

Um dos principais pontos de venda da Xiaomi é a preocupação que tem com os seus equipamentos ao nível de updates. Quer sejam modelos...

Ainda joga The Last Of Us Part 2? Dia 26 trás novidades!

Já faz algum tempo desde que The Last Of Us Part 2 chegou oficialmente ao mercado para todos os jogadores. No entanto, isso não...

O ‘Unpacked para todos’ trouxe um novo S20 de 679€!

A Samsung aproveitou o seu 'Unpacked para todos' para lançar um smartphone que na sua ótica também é para todos, o Galaxy S20 FE...

Gosta de Fortnite e de Rocket League? Vem aí uma mistura!

Há pouquíssimo tempo, a Epic Games comprou e o estúdio Psyonix (responsável pelo jogo Rocket League). E tal como todos os jogadores esperavam, era...