Novo Intel Core i9-9900K prestes a chegar à plataforma Z390!

A Intel está prestes a actualizar a sua linha de processadores para consumidores! Em paralelo, também irá lançar as novas motherboards Z390.

A primeira novidade é que a nomenclatura ‘Intel Core i9’ vai finalmente chegar ao consumidor dito ‘normal’. No entanto, não há qualquer indicação de novos ‘Core i3’ o que é no mínimo interessante.

O Intel Core i9-9900K vai ser o novo topo de gama para 2018! O que faz todo o sentido depois do lançamento do Core i9-8950HK para portáteis.

Aqui têm os novos processadores:

  • Intel Core i9-9900K (8 Núcleos / 16 Threads)
  • Intel Core i7-9700K (6 Núcleos / 12 Threads)
  • Intel Core i5-9600K (6 Núcleos / 6 Threads)

Enquanto que ainda não são conhecidas as especificações finais, só o facto do modelo topo de gama ser um ‘i9’, quer dizer que irá ter mais núcleos que a variante i7. Ou seja, o rumor diz que o i9-9900K vai ser um processador de 8 núcleos e 16 threads, para competir com os processadores AMD Ryzen.

Logicamente que isto faz todo o sentido visto no lado do marketing, mas também porque a empresa ainda não tem um processador octa-core disponível para rivalizar com a oferta da AMD! Que já os tem disponíveis desde 2017.

O que também significa que as variantes i7 e i5 vão contar com 6 núcleos/12 threads e 6 núcleos/6 threads respectivamente. Contudo, aqui é que esta actualização fica interessante, pois não existe qualquer novo modelo i3, o que poderá muito bem querer dizer que vai ser a primeira vez que a empresa não irá lançar um processador quad-core na sua gama de processadores.

Talvez a Intel tenha desistido destes processadores, ou então irá lançá-los mais tarde, temos de esperar para ver.

Não faz muito sentido financeiramente parar de vender processadores quad core, pois ainda são os modelos com maiores margens para a empresa.

Além disto, o diagrama do PCH do chipset Intel Z390 já é conhecido, mostrando duas coisas bastante interessantes!

Intel i9-9900KPrimeiro, o Z390 não é grande evolução em relação ao Z370, algo que até já tínhamos mencionado em artigos passados. E em segundo lugar, este novo chipset traz exatamente as novas funcionalidades lançadas com os chipsets H310, H370 e B360! Que o Z370 lançado em 2017 não suporta.

Estas novas funcionalidades incluem:

  • Intel Wireless-AC 802.11 AC e Bluetooth 5.0
  • Intel Wireless-AC
  • Até 6 x USB 3.1 Gen 2

Por isso, em princípio o rumor que indicava que a gigante dos processadores iria re-utilizar o Z370 para o lançamento da sua nova plataforma era falso.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Calendar: o calendário acaba de ganhar uma novidade!

A Google está a levar o design Material You a várias aplicações, mas ao mesmo tempo está a fazer muito mais do que isso....

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Google Maps: atenção navegação por voz parece assombrada!

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. Funciona muito bem e vai ficar ainda melhor graças a muitas novidades que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!