Um CPU Intel Core i7 é sempre mais rápido em comparação a um i5?

Um CPU Intel Core i7 é sempre mais rápido em comparação a um i5? – É uma pergunta estranha, mas não deixa de ser pertinente!

Dito isto, um processador Intel Core i5 é exatamente igual a um Intel Core i7 (se for da mesma geração), a única diferença é que o Hyper-Threading foi desativado no modelo i5. Bem, na verdade, esta explicação fazia mais sentido antes da chegada dos Core i9, que curiosamente relegou os i7 para a zona dos processadores sem o dobro das threads (HyperThread). Mas vamos continuar com a explicação tendo isto como base.

Será que um Intel Core i5 pode ser mais rápido que um Core i7?

Intel core i7 é

Primeiramente, é preciso ter em conta a geração dos processadores em discussão. Ou seja, um i5-8600K vai obviamente ser mais rápido que um i7-2600K, devido às muitas melhorias arquiteturais feitas nos anos entre os lançamentos de ambos os processadores.

Contudo, mesmo que estejamos a falar de gerações mais próximas, não quer dizer que a vitória esteja assegurada para o i7. Ao fim ao cabo, como disse em cima, um Core i5 é basicamente igual a um Core i7. Por isso, em aplicações single-thread, ou que não sejam grande coisas em multi-thread (como são a grande maioria dos jogos), um Core i5 com uma frequência mais alta em relação ao ‘rival’ i7, poderá facilmente oferecer mais performance.

Em suma, um Core i5 mais recente ou com OC em cima, pode ser mais rápido que um i7 mais antigo, ou sem qualquer Overclock. Mas veja este exemplo.

Vamos olhar para o ainda muito recente i5-8400, que é um processador de 6 núcleos capaz de chegar aos 3.8GHz (Turbo Boost). Sendo um modelo significativamente mais recente em relação ao super popular i7-2700k. (Comparação de resultados Benchmark i5 vs i7: 2336 vs 2005 single-thread e 11640 vs 8687 multi thread)

Conclusão

Em suma, apesar de não ser claro como a água, se estivermos a falar da mesma geração, um i7 (que não esteja ‘capado’) vai ser sempre mais rápido que um i5. Mas se estivermos a falar de gerações diferentes, a história pode já não ser bem assim.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Beelink GTR: Um novo mini PC muito interessante (Ryzen 7!)

Beelink GTR: Quer um computador, mas não precisa de "força bruta", nem quer ocupar muito espaço? Então... Porque não um mini PC? Afinal de contas,...

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!