Intel Core 14000: Apenas 3% mais rápidos… Só!?

Como deve saber, enquanto a AMD parece estar muito focada nas diferentes gamas de processadores Ryzen 7000 que lançou ao longo do ano, a Intel está agora a preparar um novo lançamento que deverá ser conhecido como Core 14000.

É uma nova gama de processadores que não é assim tão diferente relativamente à anterior, sendo apenas um “refresh”. Ainda assim, depois de todos os rumores que tivemos a oportunidade de ver ao longo das últimas semanas, é inegavelmente desapontante ficar agora a saber que o aumento de performance é tão baixo.

Intel Core 14000: Apenas 3% mais rápidos… Só!?

Portanto, segundo um novo leak de informações da MSI, toda a gama Intel Core 14000 foi confirmada, e todas as especificações técnicas detalhadas. O que muda? Bem, a MSI afirma que não existem mudanças arquiteturais, com o grande foco a ficar no aumento de frequências, aumento dos limites de potência energética.

  • Mesma arquitetura (Raptor Cove P-Cores + Gracemont E-Cores)
  • Mesmo processo Intel 7 (10nm++)
  • Frequências acima dos 6GHz
  • Memória RAM DDR5 mais rápida
  • Consumo de energia mais alto (Perto dos 300W)

No grande esquema das coisas, a melhoria é de mais ou menos 3% relativamente à anterior gama. Isto à exceção do Intel Core i7-14700K! Que além das melhorias já mencionadas, vai também receber um acréscimo de núcleos de processamento ao contar com uma mistura de núcleos 8+12 (20), isto enquanto o Core i7-13700K da geração passada ficava pelos 8+8 (16). O que significa isto? Bem, um aumento de 3% no single-core, e 17% no multi-thread.

Como é óbvio, sendo uma gama tão parecida, a Intel vai manter a compatibilidade com as motherboards já disponíveis no mercado. Porém, vai também lançar novos modelos com suporte a Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.

O lançamento deve acontecer no evento Innovation 23. (Setembro)

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados