Intel vai oferecer um “boost” de 19% no IPC com os Core 12000

Hoje já falámos da ‘receita secreta’ da Intel para ultrapassar a AMD no mundo dos processadores, o que envolve uma grande evolução no IPC dos núcleos de performance dos novos processadores, ao mesmo tempo que os núcleos focados na eficiência, são eficientes, mas também são rápidos até dizer chega.

Pois bem, vamos agora perceber o quão mais rápidos são os novos núcleos de performance dos Intel Core 12000 (Alder Lake-S). Núcleos de performance e de eficiência? Sim! Caso não saiba, a Intel vai apostar num molde híbrido com as suas novas gerações de processadores, denominado de design big.LITTLE. O que basicamente consiste na mistura de núcleos diferentes, dentro do mesmo ‘pacote’.

Intel vai oferecer um “boost” de 19% no IPC com os Core 12000

Intel 11

Portanto, segundo a Intel, os novos núcleos de performance ‘Golden Cove’ que iremos encontrar nos processadores “Alder Lake-S” oferecem um aumento de IPC à volta dos 19% relativamente aos atuais núcleos ‘Cypress Cove’ que podemos encontrar nos atuais Core 11000.

Entretanto, isto também significa um aumento de 35%~45% relativamente aos processadores Core 10000, 9000 e 8000, lançados nos últimos anos. Curiosamente, estes 19% de ‘boost’ são apresentados como um aumento na frequência ISO. Calculado depois de a Intel ter feito uma série de testes em ferramentas como SPEC CPU 2017, SYSmark 25, Crossmark, PCMark 10, WebXPRT3, e Geekbench 5.4.1.

Entretanto, é esperado que o Core i9-12900K, com o seu design híbrido de 8 núcleos de performance, 8 núcleos de eficiência, num total de 24 threads, chegue ou ultrapasse os níveis de performance do atual supra sumo da AMD, o Ryzen 9 5950X.

Como é que a Intel é capaz de chegar a um aumento de 19%?

Segundo a própria, estes núcleos são mais profundos, mais largos e mais inteligentes. Isto significa um branch preditor mais inteligentes, unidade de decode com o dobro do tamanho, um maior número de instruções suportadas, várias melhorias feitas ao subsistema da memória cache, etc…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que vai ser agora que a Intel ultrapassa a velha rival? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!