Intel Arc: Não faz mal ter frequências baixas!?

Como deve saber, as primeiras placas gráficas Intel Arc Alchemist para portáteis já estão no mercado, e claro, as primeiras unidades pensadas para desktop também estão prestes a dar um ar de sua graça nas prateleiras e máquinas dos entusiastas.

No entanto, muito tem sido dito acerca das frequências de relógio destas placas, que verdade seja dita, parecem demasiado baixas para um produto pensado para o mercado, em 2022. Pois bem, a Intel já veio a público explicar o que se passa.

Intel Arc: Não faz mal ter frequências baixas!?

Portanto, quando as primeiras placas gráficas Intel Arc A mobile chegaram às prateleiras, muito boa gente questionou as frequências significativamente mais baixas, relativamente ao que a AMD e NVIDIA têm para oferecer. Pois bem, segundo a Intel, as frequências são reportadas de forma diferente, nas novas placas Arc, comparativamente às rivais.

Quem explicou foi nada mais nada menos que Tom Petersen da Intel, ao dizer que a frequência gráfica, na Intel, não é exatamente igual à frequência base da NVIDIA ou da AMD. É um cálculo feito dependendo do TDP naquele momento. Em suma, a placa reporta sempre a frequência mínima, que o utilizador deve ver, enquanto corre alguma app.

Por exemplo, no caso da A370M, 1,550MHz é o máximo que os utilizadores vão ver com o TDP a 35W. Com o aumento deste número para os 50W, a frequência também vai aumentar. Se o utilizador abrir um jogo como GTA 5, CS:GO, ou League of Legends, a placa irá facilmente aos 2000MHz. Contudo, nos testes independentes, esta mesma placa nunca ultrapassou os 1550MHz já referidos. Mesmo em jogos como o CS:GO.

Pode ser um problema de drivers, e de suporte de software. Visto que a A350M já foi apanhada a 2200MHz. Bem… A Intel que se despache, que nós queremos é ver as placas desktop a fazerem das suas.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.