Intel apostou agora no socket LGA 1200, mas já pensa no LGA 1700!

Em boa verdade, a Intel nunca foi muito amiga da retro-compatibilidade entre plataformas. Prova disso têm sido os muitos lançamentos baseados na arquitetura Skylake de 14nm, em que apenas permitiu o suporte entre motherboards na passagem do chipset Z370 para o Z390. Ou seja, na passagem dos Intel Core 8000 para os Core 9000.

Dito isto, com a chegada dos novos Intel Core 10000 em 2020, vamos dar as boas vindas a uma nova gama de motherboards, baseada num socket completamente novo, o LGA 1200.

No entanto, parece que a Intel já está a equacionar voltar a mudar de socket dentro de muito pouco tempo.  Nomeadamente, na mesma altura em que a AMD deverá adotar o socket AM5! Abram alas para o socket LGA 1700!

LGA 1700

Portanto, um novo rumor sugere planos da Intel para introduzir um novo socket com os processadores Alder Lake-S (12ª geração Intel Core)! A gama de produtos que deverá suceder aos Rocket Lake-S (11ª geração Intel Core), sendo uma plataforma capaz de suportar 3 gerações de produtos Intel Core.

Aliás, estamos a falar de um socket que já será capaz de suportar arquiteturas big core / small core, um pouco à imagem daquilo que já podemos encontrar no mundo dos smartphones. Ou seja, processadores capazes de dividir tarefas entre núcleos mais poderosos ou mais fracos, consoante as aplicações em execução.

Curiosamente, esta nem é a primeira vez que ouvimos falar do socket LGA 1700, visto que o famoso insider Komachi_Ensaka já tinha feito ‘tease’ a este mesmo assunto no início do ano.

Dito tudo isto, enquanto a AMD anda com o mesmo socket AM4 há uns bons e valentes anos, suportando todas as gerações de processadores Ryzen. Parece que a Intel está a gostar do carrossel de mudanças, visto que obriga sempre os consumidores a gastar dinheiro extra em motherboards. Ao fim ao cabo, nos últimos anos, a Intel já apostou no LGA1150, LGA1151 e LGA1200.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Novas baterias capazes de revolucionar o mundo dos smartphones!?

Apesar da clara evolução no mundo das baterias, especialmente na parte das tecnologias de carregamento rápido. A verdade é que este componente continua a...

Volvo decidiu deixar de meter pele nos seus veículos (Elétricos)

Antigamente, era fácil definir o interior de um qualquer veículo, pelos seus estofos em pele, e todo o revestimento da consola central com o...

Zoom: já pode esconder a cara de quem não quer ver!

As reuniões virtuais no Zoom tornaram-se muito populares durante a pandemia de COVID-19 e mesmo agora em que já não estamos em confinamento elas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!