A AMD revelou finalmente os seus resultados financeiros relativos ao segundo semestre de 2020, apresentando uma incrível receita de 1.93 mil milhões de dólares em apenas 3 meses! O que claro está, significa um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.
No entanto, o que é realmente curioso no meio disto tudo nem são os resultados financeiros da AMD, que obviamente iriam sempre ser bons, com ou sem COVID. (Afinal, o mercado de PCs teve um boom na procura devido à pandemia). O que é realmente importante, são as menções aos futuros produtos da empresa, especialmente acerca das arquitecturas Zen 3, Zen 4 e RDNA 2.
- Intel vs AMD: Agora é que a rivalidade vai doer!
- (Note 20) Samsung otimizou o afamado Exynos 990… Isto significa o quê?
Intel à rasca com os 7nm? AMD já está a caminho dos 5nm!
Portanto, a AMD voltou a prometer conseguir cumprir todos os lançamentos de 2020, nomeadamente os produtos baseados nas novas arquitecturas Zen 3 e RDNA 2 de 7nm. Ou seja, vamos mesmo ter novas placas gráficas bem como novos processadores até ao fim do ano.
Além disto, foi também confirmado que a arquitetura Zen 4 vai mesmo ser baseada no novo e inovador processo de produção de 5nm da TSMC! Ou seja, enquanto a Intel ainda anda às cabeçadas com os seus processos de 7nm e 5nm, a TSMC já está pronta a oferecer um novo processo à rival.
No entanto, a AMD ainda não se começou a rir da Intel, afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante sem linhas próprias. E como tal, depende sempre da capacidade que a TSMC tem disponível em dado momento. Aliás, com a Intel a negociar com a TSMC, é provável que esta capacidade fique ainda mais reduzida, ou pelo menos mais cara.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.