Instagram, Threads e Messenger não são uma única app. Porquê!?

O Facebook está neste momento um pouco pela “hora da morte”, porque todo o público jovem abandonou a plataforma para apostar tudo no Instagram, e de certa forma também no TikTok, que são apps mais dinâmicas e por isso mais apelativas. (São também mais complexas, e por isso, não existe tanto perigo de encontrar o nosso tio, o nosso avô, a nossa mãe, etc…)

No entanto, no resto do ecossistema da Meta (empresa mãe do Facebook, Instagram, WhatsApp, Threads e Messenger), as coisas continuam confusas, o que me leva a questionar… Porque não uma “Super App” com tudo aquilo que a Meta tem num único sítio. Não faz sentido?

O Instagram, Threads e Messenger não são uma única app… Porquê!?

meta rússia

Portanto, se há coisa que me irrita, e que na verdade sempre me irritou no mundo do Facebook, era o facto de quase sempre ter sido necessário ter duas apps distintas instaladas para ter a experiência completa, ou seja, o Facebook e o Facebook Messenger. Não faz sentido! Porém, isto é algo que também acontece com o Instagram e o Threads.

Dito tudo isto, numa altura em que a Meta já não sabe bem o que fazer para continuar a crescer, não faria sentido ter uma Super App, onde todos as suas plataformas e serviços esteriam presentes num único sítio?

O que é uma Super App?

  • Uma super app, ou superaplicativo, é uma app móvel (ou web) capaz de fornecer vários serviços, incluindo serviços de pagamento e mensagens instantâneas, tornando-se efetivamente uma plataforma on-line abrangente e autônoma de comércio e comunicação que abrange muitos aspectos da vida pessoal e comercial.

Imagine… Já lhe aconteceu estar a fazer uma passagem pelo Instagram, clicar numa publicação sugerida do Threads que até parecia interessante, apenas e só para ter de abrir uma outra app, e por vezes, esta nem conseguir abrir aquela publicação que você queria mesmo ver? Epá… É irritante! Aliás, é algo que só me tem afastado mais e mais do Threads. Uma plataforma que podia muito bem ser o substituto ao X, caso a Meta soubesse o que anda a fazer no mercado.

Aliás, se formos mesmo pensar a sério na coisa, quando começou a existir um abandono ao Facebook, a sua app de mensagens também acabou por cair no esquecimento. Mas isto está mal! Afinal, se formos olhar com olhos de ver, o Messenger, como aplicação de conversação, é muito superior às DMs do Instagram.

Dito tudo isto, não faria sentido ter uma única app, onde poderiamos encontrar o Instagram, o Messenger, e o Threads? Cada uma destas partes com o seu propósito específico? Até podíamos adicionar o Facebook à “coisa”, ou pelo menos o seu marketplace que dá sempre jeito.

Acredito que ter 300 apps diferentes, para fazer uma utilização eficiente do nosso smartphone, é algo do passado. E você? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados