Instagram Lite: estar online vai gastar muito menos bateria!

Para a maioria dos smartphones correr o Instagram não é um problema. No entanto, em equipamentos mais antigos as coisas são diferentes. Uma aplicação mais pesada pode dar cabo da velocidade. É por isso que as versão Lite dão tanto jeito. São aplicações mais leves e ideais para equipamentos mais modestos ou até para as pessoas que não querem apps a comerem tanta memória. Para além disso, consomem menos Internet. Ou seja, até são um mimo para quem tem planos de dados mais limitados. A propósito disto eis que o Instagram Lite acaba de chegar a mais de 170 países e assim vai poder estar online e gastar muito menos. Quer dados, quer bateria!

Instagram Lite: estar online vai gastar muito menos bateria!

O lite começa logo no tamanho da aplicação

O Instagram dito normal nunca tem menos do que 30MB. Não é que seja uma grande coisa, mas se compararmos com a versão lite até é. É que o Instagram Lite só tem 2MB. No entanto, o bom disto tudo é que oferece todas as funcionalidades principais da versão normal. Incluindo o Reels.

Instagram online

Mas o lite está só no tamanho da aplicação?

Não, está em vários aspetos da aplicação. Logo à partida o Instagram Lite utiliza vários métodos para a compressão de imagem, cache via CDN e outras tecnologias para assegurar que tudo é carregado rapidamente, mesmo quando a ligação à Internet não é tão boa.

Instagram online

No entanto, é óbvio que com o Instagram Lite se tem de perder algo pelo caminho quando estamos online. Assim, a equipa decidiu remover algumas animações e filtros de realidade aumentada. No entanto, os GIFs e os stickers foram mantidos uma vez que ocupam muitos recursos.

Entretanto foi utilizado mais um truque para que tudo corra sobre rodas quando está online com o Instagram Lite. Assim, as bibliotecas Java foram partidas em partes mais pequenas. O objetivo é manter apenas o necessário e mandar o resto para o lixo. Como sabem uma aplicação é feita de muitas linhas de código. No entanto, há sempre código desnecessário e que, neste caso, é usado apenas pela aplicação principal. Ao limpar-se o que está a mais, tudo fica mais rápido.

Instagram online

A versão lite vai também ter direito a um dark mode e isto é sem dúvida uma boa notícia. De facto, a equipa de desenvolvimento já está a trabalhar nele. Mas ainda vamos ter de esperar uns meses.

O Instagram Lite está apenas disponível para dispositivos Android. Dito isto, a empresa não tem planos para lançar em breve uma versão para iOS.

Pode descarregar na Play Store aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também