ps5

Novas informações acerca da PS5 e Xbox Scarlett chegaram à Internet! – O mundo dos ‘leaks’ é quase sempre dominado pelos novos smartphones da Samsung, Apple e Huawei…

No entanto, é fácil chegar à conclusão que os fãs do mundo de consolas andam mais em cima do acontecimento do que os clássicos entusiastas que estão à espera das grandes novidades da linha Galaxy S ou quando é que a Apple está a pensar mudar alguma coisa no design do seu novo iPhone.

Aliás, tanto a Sony como a Microsoft sabem o que têm em mãos, e por isso estão a fazer grandes jogadas de marketing, aumentando o hype um pouquinho todos os meses. Com uma ‘fuga’ de informação aqui, outra ali, uma entrevista a um meio conceituado, etc…



consolas

Portanto, as duas empresas têm tentado revelar as grandes novidades das suas novas consolas à vez. Assim, a Sony revelou vários detalhes em Abril, e a Microsoft aproveitou a E3 2019 de Junho para também revelar algumas coisas bem interessantes. Afinal de contas, o lançamento é já em 2020, o que nos deixa qualquer coisa como 12 meses onde os ‘leaks’ apenas irão aparecer com mais força.

Mas lá está, se faltam 12 meses ou menos até ao lançamento das consolas… É bem provável que já existam várias versões da consola nos estúdios, nos laboratórios das fabricantes, etc… Em suma, uma série de informações que estão prontinhas a chegar à Internet! Aliás, algumas até já chegaram, com fotos! 

Então, segundo a GizModo que afirma ter um ‘tipster’ nas suas fileiras a trabalhar num jogo de nova geração para ambas as consolas, revelou várias informações à publicação entre os meses de Junho e Agosto. Ora leia.

Primeira informação: As consolas só vão sair em 2020, porque a AMD está a ter algumas dificuldades na implementação do Ray Tracing!

PS5 AMD

Afinal de contas, a arquitetura Navi que irá fazer parte das novas consolas até já está no mercado. Mas como deve saber, sem qualquer suporte à tecnologia Ray Tracing que podemos encontrar na oferta da NVIDIA.

Pois bem, apesar do Ray Tracing estar nos planos, as coisas parecem não estar fáceis de implementar. O que resultou num pequeno atraso no lançamento das consolas.

Segunda Informação: A primeira imagem do Kit de Desenvolvimento veio desta fonte

ps5 devkit

Como se deve lembrar, o mês de Agosto foi uma autêntica loucura para os fãs das consolas PlayStation. Visto que chegou à Internet uma imagem de um aparelho que era nada mais nada menos que o DevKit da consola de nova geração.



Pois bem, o site GizModo já tinha várias imagens similares em Junho. Contudo, preferiu não publicar por não saber a identidade do ‘Leaker’. Aliás, essas imagens vão continuar no segredo dos Deuses, para agora proteger a fonte.

A imagem enviada pelo ‘leaker’ era uma ilustração do design do Kit de Desenvolvimento que já tivemos a oportunidade de mostrar há alguns meses atrás.

Ainda assim, curiosamente, na versão partilhada pelo ‘Leaker’, é possível ler a frase “PROTOTYPE 1 NOT FOR SALE”, bem como um pequeno LED com o texto “STATUS 2.” Posteriormente é ainda possível encontrar os botões “STANDBY”, “RE” (Record ou Reset) e “EJE” (EJECT).

Terceira Informação: Já existem protótipos da PlayStation 5 em circulação desde 2018

PlayStation 5

Segundo as revelações desta fonte, os primeiros protótipos da PS5 chegaram às mãos dos estúdios em 2018. Contudo, a atual consola de desenvolvimento com o nome de código ‘Prospero’ apenas foi enviada neste verão.

Pois bem, o nome ‘Prospero’ vem de uma personagem principal da obra The Tempest de William Shakespeare. Aliás, na peça Prospero é um feiticeiro com um feitio complicado, que é apoiado pelo nobre Gonzalo (APU Gonzalo da AMD?) e o espírito mágico Ariel (Outro produto AMD relacionado com as novas consolas).

Dito isto, caso não saiba, já chegaram à web vários rumores acerca do hardware AMD destas consolas, com o nome Gonzalo a vir à baila. Aliás, o reputado ‘leaker’ TUM_APISAK já revelou vários detalhes acerca do SoC que deverá dar vida à PS5.

Similarmente, o ‘leaker’ KOMACHI_ENSAKA também partilhou alguns detalhes acerca do SoC com o nome de código Ariel.

Contudo, em Agosto, a mesma pessoa também partilhou alguns detalhes acerca de um GPU denominado de Oberon. O que claro está, também está relacionado com obras de Shakespeare. Mas sobre isto ainda não sabemos grande coisa.

Quarta informação: O salto computacional nesta geração vai ser o maior de sempre

Segundo tudo o que o leaker disse, as consolas de nova geração vão trazer consigo o maior salto de performance computacional de sempre. Ainda assim, não foram dados grandes fundamentos para esta explicação.

(Em atualização)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte