Impressora 3D salva a vida de uma cadela de 9 anos. Veja o vídeo!

cadela

Quando Patches, uma cadela de nove anos, mostrou que algo não estava bem com a sua cabeça, ninguém estava perto de imaginar o que se iria passar a seguir. Danielle Dymeck, a dona, ficou assustada quando um pequeno alto passou a ser do tamanho de uma laranja.

Felizmente, para Dymeck e Patches, um grupo de investigadores do Ontario Veterinary College tinham algumas ferramentas muito sofisticadas à disposição e foram capazes de não só removerem o grande crescimento, mas também reconstruirem o crânio desta pequena cadela num procedimento incrível.

A tecnologia fez a diferença numa cadela de 9 anos

O tumor que estava a dar problemas a Patches tinha mesmo de ser removido. Em primeiro lugar já estava a causar muita pressão no cérebro. Depois começou a pressionar também o olho esquerdo. Os médicos juntaram-se a especialistas em modelagem 3D e efetuaram uma ressonância à cabeça do animal para planearem como iriam efetuar o procedimento.

Deste modo, a equipa ficou a saber quanto do crânio de Patches tiveram de remover. Logo a seguir, foi utilizada a tecnologia de impressão 3D para criar um protótipo de uma parte do crânio, que iria forneceria suporte estrutural para a cabeça do cão após a remoção do tumor estar completa. Normalmente utiliza-se uma malha especial para preencher esses espaços. No entanto esta abordagem, não só é mais eficaz, como reduz o tempo do procedimento. Isto, claro, beneficia o animal.

“A tecnologia desenvolveu-se muito rapidamente. O facto de poder criar esta placa, personalizada e de última geração para um dos nossos pacientes caninos foi realmente incrível”, afirmou a Dra. Michelle Oblak, oncologista veterinária da Universidade de Guelph e do Ontario Veterinary College.

A operação removeu aproximadamente 70 por cento da parte superior do crânio de Patches, segundo os médicos. Foi uma operação muito complicada mas a cadela recuperou notavelmente bem.

“Ela esteve a dormir durante cinco horas”, afirmou Oblak. “Cerca de meia hora depois da cirurgia, Patches estava alerta e a olhar à sua volta. Foi fantástico.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.