IA nos telemóveis. Tudo diferente, tudo estranho!

Há alguns dias atrás, comentámos um pouco a forma como a Inteligência Artificial está a ser implementada no mundo tecnológico. Mais concretamente, comentámos a pressa que as fabricantes parecem estar a ter na implementação de funcionalidades e hardware específico, numa altura em que o utilizador ainda não tem bem ideia daquilo que é uma IA realmente capaz de ajudar no dia-a-dia.

Mas, se a coisa é confusa no mundo dos portáteis Windows Copilot, acaba por ser ainda mais confusa no lado dos smartphones. Afinal, apesar da loucura atual, a Inteligência Artificial já é palavra de ordem neste mercado desde o lançamento do Huawei P20 Pro no distante ano de 2018.

Sendo um pouco daí que vem a confusão… Afinal, a IA é novidade ou não?

IA nos telemóveis. Tudo diferente, tudo estranho!

Portanto, enquanto no lado do iPhone ainda não existem funcionalidades IA modernas, no lado Android, a coisa já é um pouco diferente. Temos a Google a implementar funcionalidades do Gemini “à bruta” na sua gama de smartphones Pixel, logo a seguir temos a Samsung também a apostar forte e feio no sistema da Google para dar vida ao seu Galaxy AI, e depois… Bem… Temos o resto.

O que é um pouco confuso, porque enquanto no lado dos computadores temos agora uma grande aposta em hardware pensado para IA, no lado dos smartphones, as fabricantes estão a tentar levar as funcionalidades aos aparelhos mais recentes, mas também a outros aparelhos mais antigas. Podemos voltar a olhar para a Samsung, que já levou o Galaxy AI aos Galaxy S23, S22 e S21.

Nesta mesma linha, a OPPO anunciou agora o compromisso de tornar os smartphones com IA algo acessível a todo o tipo de utilizadores, com uma meta muito ambiciosa de 50 milhões de utilizadores ainda em 2024.

Estamos assim a falar de uma OPPO focada em levar IA generativa a todas as suas linhas de produtos, desde as gamas mais baixas às gamas mais altas, o que faz sentido, porque estes sistemas IA estão todos na “nuvem”, mas também acaba por ser… Estranho! Porque o IA é hoje em dia visto como algo diferenciador para as gamas mais altas do mercado.

Mas, lá está, ninguém sabe muito bem como vai ser a implementação da OPPO. Temos de esperar para ver.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados