i9-13900K vai ter um modo especial em algumas boards

Em 2016 ou 2017, quem diria que estaríamos hoje a ver uma Intel com receio daquilo que a AMD tem para oferecer no mundo dos processadores? Graças às dificuldades da gigante azul no campo da produção, e de uma parceria incrível com a TSMC, a AMD cresceu a bom crescer nos últimos 5 anos, e pelos vistos, a tendência é mesmo continuar nesse exato caminho.

É óbvio que a AMD já não tem o mesmo foco no preço que teve há alguns anos atrás, mas a verdade é que também já não o precisa de ter, quando tem uma performance igual, ou melhor, relativamente à sua principal rival.

- Advertisement -

Dito tudo isto, qual é a solução? Muito simples, oferecer ainda mais performance! É isso que a Intel quer fazer, ao reservar um modo especial no seu i9-13900K, em algumas das motherboards mais poderosas (e caras) do mercado.

i9-13900K vai ter um modo especial em algumas boards

Intel, core

Portanto, segundo novas informações, os processadores Intel Core i9 vão contar com um novo modo OC de fábrica, onde os mesmos vão ser capazes de chegar a um nível de energia à volta dos 350W. Ou seja, um modo acima dos atuais PL1 e PL2, que por si só chegam apenas aos 241W.

Esta funcionalidade vai estar disponível em apenas alguns modelos de motherboards Intel 700 Series, muito provavelmente os mais caros. Porquê? Bem… Porque os processadores não foram desenhados para este nível de performance.

Isto significa que se por ventura tiver uma motherboard Intel 600, apenas vai conseguir ter acesso aos modos PL1 (125W) e PL2 (253W). Sendo possível chegar ao PL3 (350W) com uma motherboard mais recente, e claro, muita e boa refrigeração em cima do processador.

Em suma, isto significa um salto na performance de 15%, mas como dissemos em cima, é preciso garantir que tem uma solução de refrigeração muito acima da média. Além disso, muito provavelmente não é um modo sustentável, servindo apenas como performance pico.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estamos a ver uma Intel a dar tudo o que tem, para ficar por cima da AMD? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.