A Hyundai voltou a pegar no IONIQ 5, um dos seus modelos elétricos mais elogiados pela crítica, e apesar de não reinvetar a roda, decidiu melhorar tudo o que já era bom.
O resultado é um SUV 100% elétrico mais eficiente, mais confortável e com autonomia até 784 km em ciclo urbano WLTP, para quem escolher a versão topo de gama com jantes de 19”.
Ah… Sim, finalmente temos um limpa-vidros traseiro.
O que mudou no “novo” IONIQ 5?
Há várias melhorias em todas as frentes: a nível técnico, estético, de conforto e até estrutural.
O novo IONIQ 5 troca a antiga bateria de 77.4 kWh por duas novas opções: 63 kWh e 84 kWh, ambas com mais eficiência e gestão otimizada da energia. Assim, a versão base (Premium) oferece até 440 km de autonomia combinada, enquanto as variantes com a bateria maior chegam aos 570 km combinados ou 784 km urbanos.
Tudo isto com carregamento ultrarrápido graças à arquitetura de 800V, que permite carregar 350 km em apenas 18 minutos.
Mais elegante, e também mais aerodinâmico!
A Hyundai não fez uma revolução no design, o carro é muito honestamente muito similar ao anterior. Mas refinou o suficiente para deixar o IONIQ 5 com um ar mais moderno e agressivo. O para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados, o spoiler traseiro cresceu 50 mm e as novas jantes aerodinâmicas (19” ou 20”) ajudam a cortar o ar com mais eficiência.
O comprimento aumentou 20 mm (agora tem 4.655 mm), mas o espaço interior continua a ser um dos trunfos principais.
Interior mais premium e mais funcional
A consola central “Universal Island” passou a ter botões físicos para acesso rápido ao aquecimento dos bancos, volante ou assistência ao estacionamento. O carregador wireless foi reposicionado para uma área mais acessível e o volante ganhou um novo design com luzes interativas tipo pixel.
Há também reorganização dos comandos do ar condicionado e infoentretenimento, uma nova porta USB-C com dados e carregamento rápido e mais atenção aos detalhes.
Tecnologia para um elétrico que faz sentido?
O sistema de infotainment passou para a nova geração ccNC com atualizações via OTA, melhor estabilidade e integração com o ecossistema Hyundai Blue.
A segurança também evoluiu, com sensores e assistentes mais avançados:
- Assistente de faixa 2 (LKA 2)
- Estacionamento remoto inteligente (RSPA 2)
- Deteção de mãos no volante (HOD)
- Prevenção de colisões frontal, lateral e traseira
- Rebatimento elétrico remoto dos bancos traseiros
- Digital Key 2
- Sistema Inteligente de Iluminação Frontal (IFS)
E claro, agora vem com 8 airbags, incluindo laterais na segunda fila.
Melhor conforto e menos ruído
A Hyundai trabalhou na suspensão, estrutura e isolamento para reduzir vibrações, ruídos e tornar a condução mais suave. O reforço da rigidez na carroçaria e na estrutura traseira ajudou a melhorar o comportamento dinâmico, mas também o silêncio a bordo.
Versões, preços e autonomia
Em Portugal, o novo Hyundai IONIQ 5 está disponível nas versões:
- Premium (63 kWh) – até 440 km combinados WLTP
- Premium Plus (84 kWh) – até 570 km
- Vanguard (84 kWh) – até 570 km
- Vanguard Plus (84 kWh com jantes 20”) – até 530 km
O preço começa nos 43.000 €, mas com incentivos pode descer até 29.990 € + IVA para empresas. Todos os modelos têm 7 anos de garantia total, 8 anos para a bateria, check-ups anuais gratuitos e acesso à app Blue e-Mobility, com mais de 3.400 postos de carregamento públicos em Portugal.
Em suma, o novo IONIQ 5 é uma daquelas atualizações que mostra como um elétrico pode evoluir sem perder o rumo. Aliás, na realidade, é muito provavelmente um dos elétricos que mais sentido faz em 2025.
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