Huawei Mate X está no site oficial. Data de lançamento anunciada!

Huawei Mate X

No início deste ano e mais concretamente durante o Mobile World Congress 2019, a Huawei apresentou ao mundo Huawei Mate X. Este é sem dúvida um dispositivo muito interessante. É que não só é o primeiro dobrável deste fabricante chinês, como é o primeiro a suportar a tecnologia 5G. O Huawei Mate X está fresquinho no site oficial deste fabricante e há novidades.

Huawei Mate X está no site oficial da Huawei!

Na altura o dispositivo foi anunciado, mas sem disponibilidade para compra. Na altura do lançamento, a Huawei só referiu que o Mate X estaria disponível a partir de meados de 2019. Agora, eis que este dispositivo surgiu no site oficial da Huawei. Isto revela que este dispositivo estará disponível para compra a partir de Junho de 2019.

O preço do Mate X não foi revelado. No entanto, as informações que circulam pela Internet apontam para um custo de 2.299 Euros. Já o Samsung Galaxy Fold parece ser mais barato e as vendas vão começar no final deste mês.

O smartphone vem com uma caraterística a que a Huawei chama “Falcon Wing Design”. Ou em português, design de asa de falcão.

Ao contrário do Samsung Galaxy Fold, ele dobra-se completamente sem qualquer vinco. A Huawei afirma que o sistema de dobradiça que utilizam está patenteado e tem mais de 100 componentes.

O Huawei Mate X possui um ecrã de 8 polegadas com uma resolução de ecrã de 2480 x 2200 pixéis. A isto junta-se uma proporção de 8:7,1 quando desdobrado com molduras muito finas. Quando dobrado, fica um smartphone com dois ecrãs. O de um lado tem 6,6 polegadas e uma resolução de 2480 x 1148 pixéis. O que está do outro tem 6,38 polegadas e 2480×892 pixéis.

Este smartphone vem equipado com o chipset Kirin 980 que dá vida ao P30 Pro. A isto juntam-se 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.

A nova aposta da Huawei tem suporte dual SIM (apenas nano). No entanto, apenas o SIM 1 suporta 5G. Entretanto se não necessitar de um segundo cartão SIM pode aumentar o armazenamento através de um cartão NM até 256GB.

Conforme referimos este é um dispositivo 5G e integra um modem Balong 5000 de 7nm para o efeito.

Entretanto, o dobrável da Huawei possui três câmaras na parte traseira, que também funcionam como câmaras para selfie.

Foram desenvolvidas em conjunto com a Leica e são compostas por uma lente grande angular de 40MP, uma lente ultra grande angular de 16MP e uma lente telefoto de 8MP.

O Huawei Mate X vem com o sistema operativo Android 9 Pie e com a interface EMUI 9.1.1.

Quanto à conetividade, o dispositivo suporta NFC, GPS de dupla frequência, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac e porta USB tipo C.

O Huawei Mate X possui duas baterias. Juntas, disponibilizam uma capacidade total de 4.500mAh. Dito isto, a Huawei também integrou a tecnologia de carregamento rápido SuperCharge, que suporta até 55W. Na prática vai dos 0 aos 85% em 30 minutos.

Em suma, são sem dúvida muitos atrativos para um dispositivo que promete ser muito inovador.