A Huawei lançou recentemente os topos de gama Huawei P30 e P30 Pro. Podem ler a análise aqui. Entretanto, esta empresa chinesa deve anunciar a nova linha Huawei Mate 30 em outubro. Destes, o Huawei Mate 30 Pro é o smartphone mais poderoso, até porque aposta num novo chipset. Agora e a propósito disto eis que novas informações acabam de chegar à Internet e revelam algumas das principais especificações.
Huawei Mate 30 Pro: um processador muito poderoso
Vamos então ao que já sabemos. Logo à partida, o Mate 30 Pro será alimentado pelo chipset Kirin 985 de 7 nm desenvolvido com o novo processo de fabrico EUV. Mas afinal o que é que isto significa?
Estas três letras significam três litografia extrema de ultra-violeta. Na prática garantem ainda mais precisão no desenvolvimento dos chips. Ou seja, será possível desenvolver hardware mais poderoso sem ocupar demasiado espaço. Isto vai ajudar também a aumentar a eficiência devido a um tamanho mais pequeno.
Ainda não são conhecidos muitos pormenores. No entanto, considerando as melhorias que vão chegar graças ao EUV, espera-se um aumento das velocidades de relógio, juntamente com um aumento na eficiência de 10%.
Esta tecnologia também vai permitir à Huawei criar um chip 15% mais pequeno que o Kirin 980. Entretanto vai disponibilizar 20% mais desempenho que a versão anterior.
Ao nível da conectividade 5G está presente o modem Balong 5000 5G. Especula-se que o Mate 30 Pro estará disponível apenas nas variantes 5G e 4G.
Huawei Mate 30 Pro: ecrã OLED de 6,71 polegadas
O Mate 20 Pro possui um ecrã OLED de 6,39 polegadas. No entanto, o sucessor deve apostar num ecrã OLED de 6,71 polegadas fornecido pela BOE.
O ecrã deverá ser curvo dos quatro lados. Entretanto nada se sabe quanto à resolução. De resto, só falta sabermos se a Huawei vai apostar numa monocelha em forma de gota de água ou num buraco no ecrã.
Enquanto o modelo anterior suporte desbloqueio facial 3D, nada se sabe quanto a esta versão. Ainda assim deverá estar presente, assim como o sensor de impressões digitais integrado no ecrã.
Um sistema de câmaras poderoso
Espera-se que o Mate 30 Pro chegue com uma configuração de câmara quádrupla. As configurações dos quatro sensores ainda não são conhecidos. No entanto, o que se sabe é estará presente um sensor 3D ToF. O design da configuração da câmara será idêntico ao Mate 20 Pro. Por outras palavras, uma configuração em forma de quadrado à semelhança do que a Apple vai fazer. Inclui quatro sensores de câmara e um flash LED no centro.
A bateria poderia ter um pouco mais de capacidade
Ao nível da bateria o Mate 30 Pro pode chegar com uma bateria de 4.200mAh. De facto é apenas neste campo que as coisas poderiam ser um pouco melhores. Especialmente, considerando que será um smartphone de grande porte. Espera-se que tenha suporte para o carregamento ultra-rápido de 55W que também está disponível no dobrável Mate X. O Mate 30 Pro também terá carregamento inverso de fios de 10W. Ou seja, vai poder carregar outros smartphones.
O preço ainda não é conhecido.