Huawei Mate 10: Tudo o que precisam de saber


Os phablets estão novamente na moda e ainda que não estivessem com as ofertas tão interessantes que estão a chegar ao mercado não iria levar muito tempo até que eles conquistassem os consumidores. A Huawei está a trabalhar a todo o gás para apresentar ao mundo um concorrente à altura dos Galaxy Note 8, LG V30 e até do futuro Google Pixel 2 XL. O novo Huawei Mate 10 que terá uma versão Pro que poderá chegar à Europa este ano (no caso do 9 não chegou) aposta no preço, no design e sobretudo nas funcionalidades para cativar o mercado.

Nas próximas linhas vamos contar-vos tudo o que poderão esperar do Huawei Mate 10.

Huawei Mate 10: Design

Infelizmente, ainda não vimos nenhuma imagem oficial da série Mate 10, sendo que até ao momento apenas existem algumas renderizações feitas por fãs da marca. O que achamos é que embora os próximos phablets tenham ecrãs ligeiramente maiores que os antecessores, provavelmente serão mais pequenos. A Huawei confirmou que o Mate 10 e o Mate 10 Pro serão os primeiros smartphones com o ecrã a ocupar toda a parte frontal. Isto significa um ecrã ponta a ponta, em que praticamente todo o espaço é utilizado.

Huawei Mate 10

Assim como no antecessor, o leitor de impressões digitais do Mate 10 provavelmente estará localizado na parte traseira do dispositivo. Embora tenhamos ouvido rumores de que a Huawei pode optar por integrar o leitor de impressões digitais no ecrã, isto provavelmente não vai acontecer. É que este tipo de tecnologia ainda não se encontra devida aperfeiçoada. Esta foi inclusivamente uma das razões, pelas quais a Samsung não a utilizou no Note 8.

Ainda no campo do design, o Mate 10 deverá apresentar um corpo metálico curvo para se adequar da melhor forma à palma da mão.

Huawei Mate 10

Ao nível do Mate 10 Pro não deverão existir grandes diferenças para a versão normal.

Huawei Mate 10: Especificações

À semelhança dos antecessores o Mate 10 virá com especificações de topo.

Numa entrevista à Bloomberg, Richard Yu, o CEO da Huawei revelou alguns detalhes acerca do Mate 10, ao indicar que seria mais poderoso que o topo de gama da Apple e que íamos poder contar com um ecrã maior, velocidades mais rápidas de carregamento, uma autonomia maior, muitas melhorias nas câmaras e muito mais.

Huawei Mate 10: Ecrã

Ao nível do ecrã os rumores na China indicam que o do Mate 10 terá 6 polegadas com uma resolução de 2160×1080 pixeis e que será fabricado pela Japan Display. Como eventualmente se recordam o do Mate 9 tinha 5.9 polegadas e resolução Full HD.

Huawei Mate 10

Fala-se que o Mate 10 não terá moldura e vai apostar numa proporção de 2:1 como acontece no LG G6.

Huawei Mate 10: Processador

O novo phablet da Huawei será alimentado pelo processador Kirin 970, algo que já foi confirmado pelo CEO da empresa.

Este processador que se destaca pela inteligência artificial é fabricado pela TSMC através de um processo de 10nm. É um processador octa-core, com um GPU de 12 núcleos, dual-ISP e um modem Cat 18 LTE de alta velocidade. O processador, propriamente dito, é semelhante ao do Kirin 960, com quatro núcleos ARM Cortex-A73 e quatro núcleos ARM Cortex-A53, mas desta vez com as velocidades de relógio de 2,4 GHz e 1,8 GHz, respectivamente.

Huawei Mate 10

O Huawei Kirin 970 é também o primeiro SoC comercial a utilizar a mais recente placa gráfica Mali-G72. Segundo a Huawei a implementação deste chip vai tornar o Kirin 970 20% mais rápido do que o Kirin 960 e ainda 50% mais eficiente em termos de energia.

Outras funcionalidades que merecem destaque é a capacidade de suportar vídeo 4k (H.265, H.264 e outros) e 10 bit de cor (HDR10). Em paralelo suporta também câmaras duplas (Como o antecessor), UFS 2.1 e LPDDR4 (que opera agora a 1833 MHz).

Huawei Mate 10: Memória

Ao nível da memória ainda nada se sabe. No entanto a escolha óbvia serão os 4 ou os 6GB para estar ainda mais preparado para se bater com a concorrência. Se tivéssemos de apostar, apostariamos nos 6GB.

Huawei Mate 10: Câmara

Como não sera de estranhar, o Huawei Mate 10 virá com uma configuração de câmara dupla, algo que já foi confirmado pela Huawei Austrália no Twitter quando resolveu picar a Samsung.

Como acontece com os dispositivos de topo da Huawei vamos poder contar com a colaboração da Leica na câmara deste smartphone que terá sensores de 12 e 20 megapixeis como o Mate 9.

Huawei Mate 10

Entretanto importa salientar que existe um rumor a circular na Internet que revela que o Mate 10 poderá ter duas câmaras, também na parte frontal, como já sucede com o Oppo F3. Isto faria certamente o Mate 10 cair nas graças dos fãs das Selfies.

Huawei Mate 10: Bateria

A bateria deverá ter os mesmos 4000 mAh e deverá suportar a tecnologia de carregamento rápido da Huawei. Apesar da capacidade da bateria não aumentar, a autonomia deverá ser superior, comparativamente ao Mate 9. É que o processador do Mate 10 é bastante mais eficiente em termos energéticos do que o Mate 10.

Huawei Mate 10: Outras funcionalidades

Ao nível das caraterísticas o Mate 10 deverá ter ainda a funcionalidade de reconhecimento facial. Destacam-se também os 128GB de capacidade de armazenamento e um slot para cartões MicroSD.

Huawei Mate 10 Pro

A versão Pro deverá ser muito semelhante à versão standard no que diz respeito às especificações. Deste modo, virá também com o mesmo processador Kirin 970 e a mesma configuração de câmara dupla.

No entanto e como não será de estranhar, existem diferenças. A primeira pode estar logo no ecrã, a segunda na memória e a terceira na capacidade de armazenamento. Isto foi aliás o que aconteceu com o Mate 9.

Huawei Mate 10: Software

No ano passado o Mate 9 foi lançado com Android 7.0 Nougat, juntamente com o novo EMUI 5. Dito isto, será de esperar que a série Mate 10 venha com o sistema operativo Android Oreo 8.0. A isto deverá juntar-se uma versão atualizada da sua interface, eventualmente o EMUI 6.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

2 COMENTÁRIOS

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

MacBook Pro 2021: Primeiro portátil com ‘notch’?

Passámos os últimos dias a dizer que o MacBook Pro de 2021 tem um grande potencial para mudar completamente o mercado de portáteis. Sabe...

Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!

O Ransomware é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave a cada dia que passa. É por esse motivo...

Gmail: há contas a serem espiadas! Descubra se a sua é uma delas

Sempre que um computador sai das suas mãos, quer porque fica numa casa onde há mais pessoas, ou então porque está no seu local...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!