Huawei Mate 10: Tudo o que precisam de saber

90312
2
Share:

Os phablets estão novamente na moda e ainda que não estivessem com as ofertas tão interessantes que estão a chegar ao mercado não iria levar muito tempo até que eles conquistassem os consumidores. A Huawei está a trabalhar a todo o gás para apresentar ao mundo um concorrente à altura dos Galaxy Note 8, LG V30 e até do futuro Google Pixel 2 XL. O novo Huawei Mate 10 que terá uma versão Pro que poderá chegar à Europa este ano (no caso do 9 não chegou) aposta no preço, no design e sobretudo nas funcionalidades para cativar o mercado.

Nas próximas linhas vamos contar-vos tudo o que poderão esperar do Huawei Mate 10.

Huawei Mate 10: Design

Infelizmente, ainda não vimos nenhuma imagem oficial da série Mate 10, sendo que até ao momento apenas existem algumas renderizações feitas por fãs da marca. O que achamos é que embora os próximos phablets tenham ecrãs ligeiramente maiores que os antecessores, provavelmente serão mais pequenos. A Huawei confirmou que o Mate 10 e o Mate 10 Pro serão os primeiros smartphones com o ecrã a ocupar toda a parte frontal. Isto significa um ecrã ponta a ponta, em que praticamente todo o espaço é utilizado.

Huawei Mate 10

Assim como no antecessor, o leitor de impressões digitais do Mate 10 provavelmente estará localizado na parte traseira do dispositivo. Embora tenhamos ouvido rumores de que a Huawei pode optar por integrar o leitor de impressões digitais no ecrã, isto provavelmente não vai acontecer. É que este tipo de tecnologia ainda não se encontra devida aperfeiçoada. Esta foi inclusivamente uma das razões, pelas quais a Samsung não a utilizou no Note 8.

Ainda no campo do design, o Mate 10 deverá apresentar um corpo metálico curvo para se adequar da melhor forma à palma da mão.

Huawei Mate 10

Ao nível do Mate 10 Pro não deverão existir grandes diferenças para a versão normal.

Huawei Mate 10: Especificações

À semelhança dos antecessores o Mate 10 virá com especificações de topo.

Numa entrevista à Bloomberg, Richard Yu, o CEO da Huawei revelou alguns detalhes acerca do Mate 10, ao indicar que seria mais poderoso que o topo de gama da Apple e que íamos poder contar com um ecrã maior, velocidades mais rápidas de carregamento, uma autonomia maior, muitas melhorias nas câmaras e muito mais.

Huawei Mate 10: Ecrã

Ao nível do ecrã os rumores na China indicam que o do Mate 10 terá 6 polegadas com uma resolução de 2160×1080 pixeis e que será fabricado pela Japan Display. Como eventualmente se recordam o do Mate 9 tinha 5.9 polegadas e resolução Full HD.

Fala-se que o Mate 10 não terá moldura e vai apostar numa proporção de 2:1 como acontece no LG G6.

Huawei Mate 10: Processador

O novo phablet da Huawei será alimentado pelo processador Kirin 970, algo que já foi confirmado pelo CEO da empresa.

Este processador que se destaca pela inteligência artificial é fabricado pela TSMC através de um processo de 10nm. É um processador octa-core, com um GPU de 12 núcleos, dual-ISP e um modem Cat 18 LTE de alta velocidade. O processador, propriamente dito, é semelhante ao do Kirin 960, com quatro núcleos ARM Cortex-A73 e quatro núcleos ARM Cortex-A53, mas desta vez com as velocidades de relógio de 2,4 GHz e 1,8 GHz, respectivamente.

O Huawei Kirin 970 é também o primeiro SoC comercial a utilizar a mais recente placa gráfica Mali-G72. Segundo a Huawei a implementação deste chip vai tornar o Kirin 970 20% mais rápido do que o Kirin 960 e ainda 50% mais eficiente em termos de energia.

Outras funcionalidades que merecem destaque é a capacidade de suportar vídeo 4k (H.265, H.264 e outros) e 10 bit de cor (HDR10). Em paralelo suporta também câmaras duplas (Como o antecessor), UFS 2.1 e LPDDR4 (que opera agora a 1833 MHz).

Huawei Mate 10: Memória

Ao nível da memória ainda nada se sabe. No entanto a escolha óbvia serão os 4 ou os 6GB para estar ainda mais preparado para se bater com a concorrência. Se tivéssemos de apostar, apostariamos nos 6GB.

Huawei Mate 10: Câmara

Como não sera de estranhar, o Huawei Mate 10 virá com uma configuração de câmara dupla, algo que já foi confirmado pela Huawei Austrália no Twitter quando resolveu picar a Samsung.

Como acontece com os dispositivos de topo da Huawei vamos poder contar com a colaboração da Leica na câmara deste smartphone que terá sensores de 12 e 20 megapixeis como o Mate 9.

Entretanto importa salientar que existe um rumor a circular na Internet que revela que o Mate 10 poderá ter duas câmaras, também na parte frontal, como já sucede com o Oppo F3. Isto faria certamente o Mate 10 cair nas graças dos fãs das Selfies.

Huawei Mate 10: Bateria

A bateria deverá ter os mesmos 4000 mAh e deverá suportar a tecnologia de carregamento rápido da Huawei. Apesar da capacidade da bateria não aumentar, a autonomia deverá ser superior, comparativamente ao Mate 9. É que o processador do Mate 10 é bastante mais eficiente em termos energéticos do que o Mate 10.

Huawei Mate 10: Outras funcionalidades

Ao nível das caraterísticas o Mate 10 deverá ter ainda a funcionalidade de reconhecimento facial. Destacam-se também os 128GB de capacidade de armazenamento e um slot para cartões MicroSD.

Huawei Mate 10 Pro

A versão Pro deverá ser muito semelhante à versão standard no que diz respeito às especificações. Deste modo, virá também com o mesmo processador Kirin 970 e a mesma configuração de câmara dupla.

No entanto e como não será de estranhar, existem diferenças. A primeira pode estar logo no ecrã, a segunda na memória e a terceira na capacidade de armazenamento. Isto foi aliás o que aconteceu com o Mate 9.

Huawei Mate 10: Software

No ano passado o Mate 9 foi lançado com Android 7.0 Nougat, juntamente com o novo EMUI 5. Dito isto, será de esperar que a série Mate 10 venha com o sistema operativo Android Oreo 8.0. A isto deverá juntar-se uma versão atualizada da sua interface, eventualmente o EMUI 6.

Share:
Bruno Fonseca

2 comentários

Deixe uma resposta