A Huawei anunciou hoje na China um novo portátil. De facto, este fabricante está a seguir um caminho muito interessante neste segmento. A nova aposta, o Huawei MateBook E 2019, é um dois-em-um que mistura um chipset Snapdragon 850 com o Windows 10 Home. O teclado é destacável.

De facto não é muito comum vermos portáteis com chipsets da Qualcomm mas vão-se habituando. A este chipset juntam-se 8GB de memória e uma capacidade de armazenamento que varia entre os 256 e os 512GB.

Huawei MateBook E 2019: Uma espécie de tablet e portátil

Suporta conectividade 4G através da inserção de um Nano-SIM e uma antena 4X4 MIMO para garantir uma boa recepção. Destaca-se ainda o Bluetooth 5.0 e o Wi-Fi de banda dupla.

MateBook E 2019

Entretanto, a Huawei afirmou que este portátil tem uma tecnologia especial que impede que o Bluetooth e o Wi-Fi interfiram um com o outro.

O portátil vem com um ecrã de 12 polegadas que se junta a uma resolução de 2160×1440 pixéis.

Tem ainda um ângulo de visualização de 160 graus. Entretanto o ecrã tem uma proteção oleofóbica para assegurar que não existem (muitas) dedadas.

Temos ainda de salientar, que este ecrã é certificado pela organização TUV Rheinland. O que no fundo, certifica que está a salvo da luz-azul que pode ser prejudicial.

Ao nível das câmaras temos uma de 13 megapixéis na parte traseira. Na parte frontal está uma câmara de 5 megapixéis.

MateBook E 2019

Além disso, o MateBook E 2019 funciona com um stylus M Pen Lite, mas tem de o adquirir em separado.

Por isso, quem tem um MediaPad com um stylus deve poder utilizá-lo no MateBook E 2019.

Com esta caneta, o texto escrito à mão pode ser facilmente reconhecido pelo computador. Para além disso dá para desenhar e pintar.

Este portátil pode ser utilizado de diversos modos diferentes. Inclusivamente em modo tenda que é ideal para ver filmes e outros conteúdos multimédia.

Entretanto este portátil tem altifalantes duplos e suporte para Dolby Atmos. Isto garante uma experiência de som surround realmente boa.

No que diz respeito a portas, temos uma USB Tipo-C que também funciona como display port. Existe ainda uma saída de áudio de 3.5mm.

Claro que a além de tudo isto, a Huawei adicionou o seu sistema Huawei Share 3.0 One Touch a este dispositivo. O que na prática permite transferir ficheiros do smartphone para o computador ou do computador para o smartphone com um simples toque entre eles.

O MateBook E 2019 tem uma bateria de 36.3Wh que disponibiliza até 10 horas de reprodução de conteúdos multimédia com 50% de brilho.

Este portátil suporta carregamento rápido e vai dos 0 aos 88% em apenas 1.5 horas.

O dispositivo tem 8.5mm de espessura (sem o teclado) e pesa 698 gramas sem o teclado.

Quanto ao preço, deverá rondar os 600 Euros para a versão de 256GB e 744 para a versão de 512GB.