Huawei pode ter uma grande jogada preparada e voltar ao pódio!

Tem-se falado que na segunda metade do ano, podemos ficar a conhecer um novo chipset Kirin 9010 desenvolvido pela Huawei e baseado na tecnologia de produção de 3nm. Eventualmente deverá chegar no novo Huawei Mate 50. Para além disso também se acredita que a Qualcomm vai lançar o Snapdragon 888+ na mesma altura. Isto é uma grande surpresa para quem já tinha feito o enterro da Huawei e da HiSilicon. Significa que algo vai mudar e quem já estava sossegado pela morte da gigante chinesa, desengane-se. É uma grande jogada da Huawei! Isto caso se confirme!

Huawei pode ter uma grande jogada preparada e voltar ao pódio!

Um conhecido leakster de tecnologia largou uma bomba na Internet e que revela que algo se está a passar com a Huawei. Se fosse de um leakster desconhecido até dizíamos que era só conversa. Agora vindo do @RODENT950 já acreditamos mais. Assim ele começa por nos dizer que o próximo chip da Huawei, HiSilicon, será chamado de Kirin 9010. Isto não é uma surpresa, considerando que o Kirin 9000 já está presente no smartphone Mate 40 Pro. No entanto, de acordo com este leakster, o chip Kirin de última geração terá 3 nm. Já o Kirin 9000 é baseado num processo de 5 nm.

Huawei jogada

Esta é sem dúvida uma grande informação.

É que eventualmente o ano dos chipsets de 3nm seria na realidade 2022, estando a Apple na linha da frente. Mas esta não é a maior questão. É que para todos os efeitos a HiSilicon é uma empresa de semicondutores sem fábrica, então, como muitas outras empresas, teve de confiar no que a TSMC poderia fornecer. No entanto, a TSMC não pode chips à Huawei. Ou seja, sem forma de produzir isto deixava a Huawei muito atrás dos seus rivais. Mesmo com uma nova fábrica iriam apostar na tecnologia de fabrico de 45 nm. Os primeiros produtos comerciais de 45 nm foram introduzidos em 2007. Portanto, não sabemos como é que a Huawei vai conseguir os chipsets com tecnologia de 3 nm. Ainda assim, a acontecer, será uma das melhoras jogadas de sempre.

Huawei jogada

Há rumores de que o Kirin 9010 chega no segundo semestre de 2021. Talvez surja em alguns testes de desempenho com o Qualcomm Snapdragon 888+. Também deve aparecer na segunda metade do ano. No entanto, a variante Plus do SD888 aposta na tecnologia de 5 nm. Se esta informação sobre a Huawei for verdade, então pode até ser possível que a gama Huawei Mate 50 de 2021 seja a primeira a ter um chipset de 3 nm.

O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também