Huawei HiCar
Foto: autocar.co.uk

Uma das funcionalidades mais recentes e mais interessantes dos laboratórios da Huawei dá pelo nome de Huawei HiCar. O nome apareceu pela primeira vez em agosto passado, onde a Huawei alegou que estava a desenvolver uma funcionalidade que essencialmente permitiria ao utilizador controlar o carro via smartphone. Embora na altura tivessem sido revelados poucos detalhes, a funcionalidade está quase pronta e há novas informações acerca do que faz.

Huawei HiCar: a Huawei prepara-se para controlar o seu automóvel!

Existem várias funcionalidades que o Huawei HiCar disponibiliza aos utilizadores. Numa vertente mais básica é possível controlar basicamente as funções mais essenciais do veículo a partir da aplicação. Isto aplica-se a características como o ar-condicionado, janelas, limpa-vidros e travão de mão.  Além disso, também é possível usar as câmeras do carro para tirar fotos ou vídeos, o que pode ser útil de várias formas. Entretanto também há uma opção para partilhar essas fotos e vídeos, o que não é tão útil, mas ainda interessante.

Quando o smartphone e o carro se ligam, o painel de controlo central do carro revela as opções disponíveis em cartões especiais, como os dedicados às lembranças, navegar para um destino, tocar música, atender chamadas e funções do assistente de voz. Esse hub central permite que faça alterações com facilidade e rapidez. Entretanto e caso já se tenha questionado, a resposta é não. Não é possível conduzir o veículo com o seu smartphone.

Esta funcionalidade chega primeiro à gama de dispositivos Mate 30, como não é de estranhar. Para além deste, a Huawei já referiu que só os equipamentos de topo é que vão receber esta funcionalidade. Ou seja, os dispositivos da gama Mate e da Game P.

É sem dúvida interessante este caminho que a Huawei está a seguir. Para além dos smartphones, está a enveredar por áreas muito interessantes, como as dos televisores, da automatização e controlo de veículos e ainda da inteligência artificial e da forma como ela pode ser aplicada para melhorar a nossa qualidade de vida.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.